A importância das fibras e do Psílio | E ai Eliz?

A importância das fibras e do Psílio

Imagem| Google

Olá meninas tudo bem?
O post de hoje é um pouco mais sério, é sobre a importância do consumo de fibras no organismo.
Quer saber um pouco mais? Continua lendo.

Certamente você já leu alguns lugares que as fibras são um elemento essencial para uma dieta alimentar equilibrada e correta. O que provavelmente ainda não sabe é o porquê são tão importantes para o no nosso dia a dia. As fibras, encontradas maioritariamente em frutas, vegetais e legumes são especialmente eficazes a aliviar sintomas de prisão de ventre. Contudo, são inúmeros os benefícios das fibras para a saúde em geral. 

Os principais benefícios de uma dieta rica em fibras são: 

· Normaliza os movimentos intestinais 

· Ajuda a manter a saúde intestinal 

· Reduz os níveis de colesterol 

· Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue 

· Auxilia a obter um peso saudável 

A fibra pode ser diferenciada tendo em conta se pode ou não ser dissolvida na água. A fibra solúvel dissolve-se na água e forma uma espécie de gel. Encontra-se sobretudo na aveia, em maças, cenouras, cevada e no psílio. As fibras insolúveis não se misturam com água e passam pelo sistema digestivo intactas sem sofrer alterações, tendo como principal benefício o melhoramento do transito intestinal. 

A pressa do cotidiano de grande parte da população resulta, por vezes, em refeições rápidas desprovidas dos principais nutrientes essenciais para uma alimentação saudável e equilibrada. Este é o principal motivo que leva as pessoas a optarem por suplementos nutricionais, para suprir algumas falhas provenientes do dia-a-dia. 

O “Institufe of Medicine” recomenda que os homens devem consumir entre 30 e 38g de fibra por dia, e que as mulheres devem consumir entre 21 e 25g diárias. O melhor suplemento para suprir a falta de fibras na sua dieta alimentar é o psílio. 

O psílio é uma fonte de fibra feita a partir das cascas das sementes da planta Plantago e é comummente conhecido por ser um laxante natural e é utilizado especialmente por todos aqueles que sofrem de prisão de ventre ou hemorroidas. Para além disso: 

1. Faz a limpeza do intestino 

2. É uma excelente fonte de fibra 

3. Reduz o risco de desenvolver doenças cardíacas 

4. Ajuda a emagrecer 

5. É benéfico para quem tem diabetes 

6. Reduz a letargia e o desconforto 

7. É uma fibra sem glúten 

8. Previne o aparecimento de câncer colorretal 

A todos estes benefícios junta-se um outro muito importante: a sua versatilidade no que concerne à sua utilização. Poderá simplesmente misturar o psílio com água (morna) que formará uma forma gelatinosa que deverá ingerir, ou então se preferir poderá misturá-lo no pão, em panquecas, bolos, saladas etc. 

Se leu este artigo com atenção… a sua saúde intestinal (e não só!) agradece.

Compartilhe:

Participe da Conversa

2 comentários: