10 Alimentos Poderosos Contra a Inflamação | E ai Eliz?

10 Alimentos Poderosos Contra a Inflamação

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Olá meninas e meninos tudo bem?
O post de hoje é uma super dica de 10 alimentos que ajudam a combater e a prevenir a inflamação.
Para nos auxiliar a combater as inflamações temos um remédio poderoso, o ibuprofeno, este é um dos remédios mais usados para combater os mais diversos tipos de inflamação, mas temos também as opções naturais como os legumes e frutas impedem que nossos intestinos se inflamem.

O consumo de frutas, legumes, algas marinhas, leguminosas e grãos integrais são a melhor maneira de fornecer ao corpo a fibra vegetal necessária para promover o bom funcionamento do intestino, manter a microflora em equilíbrio e contribuir para a eliminação de resíduos.
E para te ajudar a fortalecer ainda mais o seu organismo separei dez alimentos com um importante poder anti-inflamatório:

1. Abacaxi:
Além de um alimento com baixas calorias, é muito útil quando você quer aliviar sua dieta, uma das principais causas de inflamação é o consumo excessivo de calorias.
É fundamental o seu conteúdo em bromelina que desmorona e dissocia proteínas e é um poderoso anti-inflamatório prescrito para artrite ou para diminuir o inchaço após cirurgia ou acidente.
Seu efeito anti-inflamatório parece ser superior quando tomado com o estômago vazio.

2. Cebola:
É um alimento leve e poderoso e tem o efeito ideal para este tipo de dieta.
Além disso, é o alimento mais rico que é conhecido em quercetina, um flavonoide que é considerado um dos principais responsáveis pelo poder anti-inflamatório deste vegetal, uma vez que entre suas virtudes está o poder de controlar o dano oxidativo dos radicais livres.

3. Linhaça:
Nos fornece ácidos graxos ômega 6 e ácido oleico, mas acima de tudo, é a fonte vegetal mais rica conhecida em ácidos graxos ômega 3, superando até os peixes.
Este tipo de gordura é essencial porque nosso corpo precisa recebê-lo de uma fonte externa e está no lado "bom" da gordura contribuindo para a redução do colesterol.

Eles contribuem para o tratamento de dores reumáticas e quaisquer problemas de saúde associados à inflamação.
Esta semente contém fito estrógenos com uma ação anti-inflamatória potente.

4. Pimenta:
É excepcionalmente rico em vitamina C, especialmente nas espécies vermelhos ou amarelos mais maduros.
Esta vitamina é necessária para o metabolismo da fenilalanina, um aminoácido essencial, muito ativo na redução da dor crônica e outros sintomas como inchaço e rubor.
Além disso, o poder antioxidante da vitamina C é multiplicado pelo efeito sinérgico que faz com a vitamina A, abundante em indivíduos maduros e com um pigmento chamado licopeno.

5. Cacau:
Rico em vitaminas D e outras, tem um efeito antioxidante significativo, como A ou E.
Os seus sólidos são uma fonte de taninos e compostos fenólicos que neutralizam o efeito inflamatório causado pelos radicais livres.
Estudos mostram que o consumo contínuo e moderado de bom cacau ou chocolate escuro reduz os níveis de proteína C-reativa (CRP) no sangue.

6. Azeite de oliva:
O azeite extra virgem contém uma substância ativa, chamada oleocantal, com efeito, anti-inflamatório muito semelhante ao do ibuprofeno.
Esta substância natural, como a droga, atua inibindo uma enzima (COX) que produz substâncias que causam dor e inflamação.
O seu poder anti-inflamatório também é devido ao seu conteúdo nas vitaminas A e E, seus compostos fenólicos e a composição das suas gorduras, que consiste principalmente em ácido oleico, que também reduz os níveis de açúcar no sangue.

7. Rabanete:
Rico em vitamina C e ácido fólico, também é muito útil em dietas leves devido à sua ingestão rica de fibras e baixa caloria.
Tem efeito diurético, devido ao seu teor de potássio, o que facilita a eliminação de líquidos e contribui para manter um sangue mais limpo.
Contém uma enzima, peroxidase, que participa da defesa do organismo.
É rico em compostos de enxofre, especialmente rabanete preto, que ajudam a resolver problemas biliares e são ótimo para o fígado.

8. Alho:
Uma fonte importante de selênio vitamina A, B1, B2, C, aminoácidos de enxofre como cisteína e metionina, bem como inúmeras substâncias com poderes antibióticos e anticoagulantes.
Mas as propriedades anti-inflamatórias do alho são atribuíveis a muitos dos seus efeitos na saúde, como a sua capacidade de limpar o sangue de substâncias tóxicas, melhorar o estado da flora intestinal, os seus antioxidantes.
O alho é rico em metionina, o que ajuda a regular os níveis de histamina no organismo.

9. Cúrcuma:
Curcuminoides, substâncias ativas recentemente descobertas, parecem ter propriedades anti-inflamatórias semelhantes às de certos medicamentos esteroides e não esteroides.
Essas substâncias são responsáveis pelas propriedades antivirais, antibacterianas e desintoxicantes deste tempero aromático, bem como seus efeitos antioxidantes.
Esses princípios desenvolvem todo o seu potencial misturado com pimenta preta.

10. Cravo da Índia:
Esses brotos aromáticos têm um alto teor de ácidos graxos ômega 3, magnésio, vitaminas B, cálcio e flavonoides com um excelente poder antioxidante.
Contém eugenol, uma substância usada em odontologia para dor de gengiva e prevenir infecções.
Em combinação com cariofileno, também presente nesta espécie, o eugenol exerce uma ação sinérgica útil para combater qualquer tipo de inflamação.

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Confira mais dicas no vídeo:



Espero que vocês tenham gostado das dicas de hoje e também possam potencializar o fortalecimento do organismo contra infecções e doenças.
Beijos e até a próxima.

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4 comentários:

  1. O melhor remédio é a alimentação! Parabéns pelo post
    Prof Rosi Feliciano http://beleza.blog.br/

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  2. Nossa muitos alimentos eu não sabia que era bom pra inflamação, principalmente a pimenta, me surpreendeu ver ela na lista.

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    1. Exato Júlia, são muitos alimentos que nos ajudam a prevenir as inflamações e muitos nem sabíamos.
      Beijos

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