Como acertar na escolha da base | E ai Eliz?

Como acertar na escolha da base

Resultado de imagem para tumblr fotos de bases de make

Imagens| Google| Tumblr

Olá meninas e meninos tudo bem?
No post de hoje vou explicar para vocês como escolher a base ideal para o seu tom e tipo de pele. 
Quando pensamos em fazer aquela make poderosa ou até mesmo uma make básica o item que faz toda a diferença é a base. A base tem a função de disfarçar linhas finas, espinhas, manchas e deixar a pele unificada, algumas pessoas tem manchas na pele o que a deixa com tonalidades diferentes no rosto.
Não adianta caprichar no corretivo, nos olhos, e deixar a pele de lado - a não ser que sua pele seja 100% perfeita -
Mas não é tarefa fácil encontrar a base que seja perfeita para o seu tom e tipo de pele, quantas vezes erramos antes de enfim acertar a base certa, não é verdade?
Eu mesma demorei muito para chegar a minha base ideal e ainda continuo procurando por outras, mas tenho certeza que com essas dicas vocês também vão chegar a base perfeita.

Mas antes de pensar em se maquiar lembre: limpar, tonificar e hidratar a pele. 
Leia Cuidados com o rosto e Cuidados básicos com o rosto.

Resultado de imagem para tumblr sub tons de pele
Imagem Blog Loja Virtual Natura

Para identificar qual a melhor base para o seu tom e tipo de pele precisamos ter algumas coisas em mente: 

1. Qual o fundo da sua pele, rosado, amarelado ou neutro? 
2. Você tem pele, normal, oleosa, mista ou seca? 
3. Para você a base precisa de qual cobertura? 
4. Qual acabamento você quer em uma base? 
5. O que fazer quando tiver erro no tom da base?

1. Fundo da pele: 
A forma mais simples de saber qual o fundo da sua pele é observar o seu pulso. Se você tem as veias azuladas, o seu tom de pele é frio, ou seja, rosado, mas se as suas veias forem esverdeadas o seu tom de pele é amarelado, cor quente, mas se for uma mistura, o  seu tom é neutro e vai ficar bom tanto com bases mais amarelas, quanto com bases mais rosadas.
Resultado de imagem para diferença de base com fundo rosado e amarelado

2. Tipos de pele: 

Normal: Quem tem a pele normal tem superfície lisa e aveludada, brilho normal e poros não perceptíveis, ou seja não são dilatados. Você pode abusar das bases fluídas ou cremosas.

Oleosa: Para esse tipo de pele é perceptível a produção excessiva de óleo, brilho e poros dilatados. Opte por bases matte, oil free e mais sequinhas.

Seca: As peles secas costumam ser mais opacas e sem brilho. Tem uma descamação mais acentuada, pois tem pouca produção sebácea. Opte por bases cremosas e hidratantes.

Mista: Nesse tipo de pele é comum apresentar excesso de óleo na zona T (testa, nariz e queixo), já nas laterais a pele é seca ou normal. Se a zona T do seu rosto for muito oleosa opte pelas bases para pele oleosa. E sempre finalize com o pó na zona T, ajuda a segurar a oleosidade por mais tempo.

3. Cobertura: 

Base Líquida: Tem a textura fluída e geralmente tem cobertura leve, mas não é regra, é perfeita para o dia a dia e é uma boa opção para as peles oleosas.
Imagem relacionada

Base Cremosa: Na maioria das vezes costuma ser densa e cobre melhor as imperfeições, essa é uma base boa  para a pele seca e até mesmo para as peles normais.
Resultado de imagem para Base Cremosa
Base em pó: As bases em pó tem cobertura leve e costumam ser minerais, é também uma boa opção para a pele oleosa, pois acaba por segurar por mais tempo a oleosidade da pele.
Resultado de imagem para Base em pó
Pancake: Os Pancake são bases de alta cobertura de uso noturno, pois tem a função de cobrir todas as imperfeições da pele e unificar o tom. São indicadas para a pele oleosa e ou mista.
Resultado de imagem para tumblr base de maquiagem  pancake
Stick: Essa é a famosa base em bastão, - já usei muito rs - na maioria das vezes tem cobertura alta e pode ser usada por quem tem pele normal, mista ou seca. 
Resultado de imagem para tumblr  base em bastão































4. Acabamento    
O acabamento também vai variar do que você prefere ver no rosto. Para quem tem preferencia ao rosto sem brilho, opte por bases matificantes, mas se sua preferencia for um leve brilho,  procure as bases que informam que tem o acabamento acetinado, o rosto não fica seco demais, nem com risco de transferir tudo em quem você cumprimentar.

Dica para acertar na escolha:

Quando for comprar a base vá na loja de cara limpa, não teste na mão ou no braço, teste no seu rosto limpo, tenha cuidado com a iluminação, pois tanto a iluminação fria quanto a quente interferem no resultado final da maquiagem. Uma boa opção é ir para outros ambientes, andar e ver como a base ficou no seu rosto, assim você não corre o risco de voltar pra casa com uma base mais clara ou mais escura que a sua pele.
Aproveite o momento para perceber a duração da base, não tem coisa mais chata do que arrasar na make e pouco tempo depois sentir a pele seca, toda craquelando, vai por mim, não é legal.

5. O que fazer quando erro no tom da base?

Não é de hoje que erro no tom quando vou comprar uma base nova, recentemente comprei de uma marca nacional famosa, o subtom estava correto, porem a cor foi escura demais para a minha pele, para usa la eu diluo em creme hidratante com cor ou em uma base clara, que também errei no tom. Assim você não perde o dinheiro do investimento e também não sai com o rosto mais escuro do que deveria. 
O mesmo vale para a base clara, use com uma mais escura ou aproveite pra da um bronzer no rosto.

Não se esqueçam que as leitoras do blog tem 5% de OFF na Loja Glamourosa com o cupom eaieliz

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, deixa nos comentários se vocês já erraram muito na cor da base ou no tipo certo para a sua pele.
Beijos e até a próxima!

Compartilhe:

Participe da Conversa

52 comentários:

  1. Eu sempre tento explicar isso e nunca consigo! vou começar a indicar este post quando alguma leitora me perguntar.. está bem claro e elucidativo.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Irina, procurei reunir os maiores erros na hora de comprar a base, inclusive que eu já cometi muitas vezes para ajudar na hora das meninas escolherem.
    Vou ficar muito feliz com a sua indicação.
    Beijos, volte sempre!

    ResponderExcluir
  3. ola , tudo bem ? sempre estou insatisfeita com as bases que escolho, seu post me ajudou muito a definir o meu tipo de base. obrigado pelas dicas.bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim e com você?
      Estou feliz por saber que o post te ajudou
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  4. Seguindo as dicas ♥ adorei tou seguindo suas dicas sao muitos boas♥ parabens pelo seu blog ta de mais Beijinhos da Ari

    ResponderExcluir
  5. Escolher a base certa é essencial na hora do make, é muito importante acertar. Pois a base disfarça as imperfeições da pele. As suas dicas são bastante preciosas, um make perfeito precisa de uma base certa. Já errei muito na hora de escolher a base, mas agora estou aprendendo, obrigada por compartilhar as dicas, bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lucimar. Com essas dicas fica mais fácil acertar na base.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  6. Ameeei as dicas amoree, serviu de grande ajuda não só para mim mas garanto que para muitas!
    Bjs querida!!!

    ResponderExcluir
  7. Fiquei muito impressionada com o lance de observar a cor das veias nos pulsos para determinar o fundo da pele. Nunca tinha ouvido falar nisso (descobri que o meu é neutro). Ótimas dicas para a escolha de base!!! Parabéns pelo excelente post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Ane, também tem a dica das bijus, mas acho que a mais simples é observar as veias
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  8. Eu normalmente tenho muita dificuldade para encontrar a base certa para meu tipo de pele, sempre fica mais clara ou mais escura! Adorei suas dicas, elas são bem importantes e deixa mais fácil para nós saber qual a base certa. Confesso que até agora não sabia sobre ver a cor das veias nos pulsos para determinar o fundo da pele.

    Abraços!

    www.biashaina.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que as dicas estão te ajudando :)
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  9. Seu post foi muito bom para mim, eu precisava dessas informações. Agora já sei qual o tipo certo de base para a minha pele (oleosa). Vou observar minhas veias!!

    Bjos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que o post foi útil para você Cidália :)
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  10. realemente comprar base não é das tarefas mais faceis e acertivas que eu faço, mas amei o post, vou seguir as dicas e mudar minha compra com certeza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça mesmo Maria que você não vai mais errar na base.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  11. Muito bom a minha é a da natura faces mais preciso de uma melhor

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre bom testar novas bases.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  12. Arrasou nas dicas hey amiga! Aqui está uma dica valiosa todas as mulheres estão erradas quando se trata de comprar a base certa para a pele,por isso vale a pena ter um post como esse com a melhor publicação, ensinando-nos a ter em mente como avaliar quando comprar uma base correta adorei! Bjos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, foi difícil montar esse material, conseguir as imagens, pesquisar os tipos de base, mas no fim deu tudo certo e ficou um super post para ajudar a todas a acertar na base. Futuramente vou da uma repaginada nas publicações sobre cuidados com o rosto.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  13. Mulher eu sofria no começo eu sempre pegava sempre uma mais clara que a minha pele eu acho muito importante voce acerta na base pois é um produto muito importante para uma maquiagem gostei muito do post vai ajudar muitas meninas que sofrem nessa hora de escolher a cor da base

    ResponderExcluir
  14. Olá, tudo bem?
    Sempre fico na dúvida quanto a isso. Acho que ela é neutra do tipo mista. Gostei da resenha e de você indicar os produtos corretos para cada tom e tipo de pele, assim fica mais fácil não cometer erros na hora do make. E eu não entendo quase nada nadica de maquiagem. E quando o assunto é base fico ainda mais indecisa e perdida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo Carmem, eu também já tive muitas dificuldades, como falei, recentemente comprei uma base errada, mas isso pq testei em um ambiente escuro não consegui perceber que a base ficou escura.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  15. Uauuu que guia completo para acertar na escolha da base! Fiquei encantada de como está completo e didático! Eu não sabia sobre a questão do fundo da pele.Hoje que descobri que meu fundo de pele é rosado! Dicas maravilhosas, já salvei aqui pq este post é de utilidade púbica!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Vany, procurei deixar o mais didático possível para que todo mundo possa entender, futuramente quero falar sobre corretivos, vejo uma gama no mercado, mas no fim ninguém sabe ao certo para o que cada um serve e se realmente ajuda.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  16. Que matéria excelente...eu amei...
    Me ajudou muito...sempre via falar sobre isso, mas com tantos detalhes foi a primeira vez
    Gostei, muito legal.
    Blog ArroJada Mix

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou muito feliz que tenha gostado Alécia.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  17. Que postagem mais útil, meu deus! Amei muita coisa!
    Eu demorei um tempinho pra achar o tom ideal para o meu rosto, estou há muito tempo utilizando a mesma, mas já não estou assim tão satisfeita.
    Mas já canso só de imaginar ter de ficar experimentando outros tons, texturas e marcas para tentar novamente ter a minha base ideal.
    Mas já favoritei sua postagem aqui pra anotar as dicas.
    Adorei esse lance de usar matte para pele oleosa.
    Você sabe que pele negra é mais difícil, né? Então... essa é a minha dificuldade.
    mas também, a verdade seja dita, antes era muito pior pra gente. Agora está um pouco mais fácil.
    Gostei demais da postagem. Parabéns por tanta qualidade! Adorei!

    Eliziane Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pele negra é mais complicado mesmo, apesar de hoje já ter muitas bases no mercado. O seu nome é muito parecido com o meu rs, só muda uma letra.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  18. Olá, tudo bem?

    Era dessa postagem que eu estava precisando. Eu tenho sérios problemas para achar a base para a minha pele, na verdade sempre tive muitas dúvidas quanto a este assunto. Primeiramente, adorei a dica para identificar o fundo da pele através das veias, fui correndo olhar as minhas e vi que sou neutra, eu acho. Sou péssima para definir o que é mais azulado ou esverdeado. Talvez seja por essa confusão que eu ainda não saiba definir se minha pele é oleosa ou seca, acho que é mista.
    Adorei as dicas na hora de comprar a base, com toda certeza irei utilizar. Esse é um daqueles posts magníficos que nos ajudam bastante!

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tudo sim Alice e com você?
      Cada vez que vejo comentários assim fico muito feliz, pois vejo que o trabalho de horas é útil para muitas meninas que tem as mesmas dúvidas que já tive.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  19. OLá! Tudo bom?
    Nossa só posso dizer que eu amei essa dica do pulso, simplesmente amei, não sabia disso, meu tipo de pele é neutra, amarela, e sempre tenho dificuldade para comprar porque algumas bases me deixam muito rosa e outras escuras, mas agora tudo esta mais claro.
    Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo, sei bem como é comigo também era o mesmo problema.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  20. Esse post caiu do céu! Comprei uma base jurando que ficaria perfeita e na hora de maquiar eu não acertei kkk acho que agora consigo encontrar algo perfeito! Fiquei um bom tempo analisando meu pulso, ótimas dicas rs

    ResponderExcluir
  21. Nossa, eu vi no meu pulso que tem veias roxas e azuis, então me considerei neutra, pq a base rosada fica muito rosado e a amarelada fica laranja em mim, que raiva! Sempre tenho que misturar bases!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talvez seja o fundo da base que esta muito escuro, já comprei base certa pra minha pele mas ficou muito amarela.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  22. Alô euzinha que estava usando uma base escura na cara e parecendo que minha cabeça foi implantada cirurgicamente, haha. Tem pouco tempo que acertei meu tom de base e foi através do teste do punho num quiosque no shopping daqui que descobri que o amor da minha vida era em tons mais claros que a que usava. Desde então só ando levando e ensinando minhas amigas essa técnica para elas naõ errarem porque né, make boa é make bem feita. Amei o post e as dicas de pele, beijão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Priscila, continue levando conhecimento para as amigas;)
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  23. Oi =)
    Primeiramente,Essa sua ideia de post ta um máximo,Eu mesma estava precisando de umas dicas como a sua,Já tinha procurado mas nenhum falou tão bem quanto você falou no seu post,Meus parabéns!!!, Você citou tudo até mesmo a pele *-* , bjjs .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado *----* estou muito feliz que tenha gostado.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  24. Olá !!! Achei muito bom o seu post. O tom que uso é o bege e na maioria das vezes no formato de bastão e líquida. Com certeza, vale a pena compartilhar essas indicações, bjooooooooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Lorena, pode compartilhar o post, assim o post poderá tirar a dúvida de muitas meninas.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  25. Uau que dicas poderosas essas, gostei de cada uma, eu mesmo ando errando na cor, vou ficar atenta com o que você escvreveu, minha pele é seca, sempre uso cremosa. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que a publicação foi boa pra você Luh.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  26. Oi,
    menina quanta dica maravilhosa, eu estava super precisando porque eu não sei comprar base e com todas essas dicas vou arrasar nas compras, eu já até comprei uma cor bem mais clara que minha pele e perdi literalmente, mas agora não vou perder mais pois já sei os truques kkk...

    http://fabiisanto.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Fabi, agora você sabe de algumas dicas para não perder a base, eu já fui mestre de comprar base errada, tanto mais escura quanto mais clara, hoje não perco mais nenhuma.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  27. Eu sempre fico com dúvida quando o assunto é cor de base, e ninguém nunca conseguiu me explicar isso com tanta clareza!!! Tenho certeza de que agora não vou passar vergonha! Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, estou muito feliz que o post foi tão útil para você.
      Com as dicas que deixei no blog você não vai errar mais, tenho certeza.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir