Cine Terror/Trash: A Noite dos Mortos Vivos | E ai Eliz?

Cine Terror/Trash: A Noite dos Mortos Vivos

Resultado de imagem para A NOITE DOS MORTOS VIVOS

Imagens| Google| Dark Side Books

Olá meninas e meninos tudo bem?
Esse final de semana foi o dia de nossas queridas mamães, uma data que deve ser lembrada todos os dias, não é verdade?
Por conta disso não assisti muitos filmes, vi apenas um na TV aberta, o que não deu para fazer a indicação dos filmes da semana. Mas na próxima semana terá muitas indicações.
Hoje o post é um pouco diferente, mas faz parte da pegada cine do blog. Agora teremos o Cine Terror/Trash. Duas vezes por mês vou selecionar dois filmes de Terror e dois filmes Trash dos anos 60,70,80,90 e 2000. Nessa coletânea vou postar informações sobre o filme, curiosidades, artigos relacionados com os filmes e claro os livros que fazem referência aos filmes.

O Episódio I é sobre o filme A Noite dos Mortos Vivos.
No próximo episódio falarei sobre a comédia Trash A Volta dos Mortos Vivos de 1985. O post sairá no dia 30/05.

Título original: Night of the Living Dead

Ano:1968

País: EUA
Direção: George A. Romero

Roteiro: George A. RomeroJohn A. Russo

Produção: Karl HardmanRussell W. Streiner

Elenco: Charles CraigDuane JonesFrank DoakGeorge KosanaJudith O'DeaJudith RidleyKarl HardmanKeith WayneKyra SchonMarilyn EastmanRussell StreinerVincent D. Survinski


Imagem relacionada

Sinopse:
A radiação provocada pela queda de um satélite faz com que os mortos saiam de suas covas como zumbis comedores de gente, fazendo com que um grupo de pessoas refugiados em uma casa tenham que lutar pela sobrevivência contra uma horda sedenta de carne e sangue.

Essa a base do roteiro clássico em preto e branco de George A. Romero em 1968. O enredo do filme é formado por um grupo de oito jovens, sendo eles, Ben, um vendedor que estava em serviço dirigindo uma camionete, Barbara, que visitava o túmulo do pai num cemitério da cidade de Willard, em companhia de seu irmão Johnny, além de Harry Cooper, um covarde pai, sua esposa Helen e a filha pequena Karen, durante o percurso a família sofre um acidente de carro que fez com que a menina seja mordida no braço. Para completar o grupo, tem o casal de namorados Tom e Judy, que estavam planejando nadar em um lago ali perto.  
A população foi pega de surpresa com uma avalanche de crimes cometidos por mortos vivos, os mortos estavam sendo reanimados, saiam de seus respectivos túmulos, necrotérios e atacavam os vivos, espalhando de forma inimaginável a epidemia. 

Misteriosamente um satélite da NASA explodiu na órbita da Terra, quando voltava de missão em Vênus. O satélite carregava uma enorme quantidade de radiação, essa seria a causa da mutação no cérebro dos mortos que os fez voltar a vida com a função básica do ser humano, se alimentar. Os mortos que voltaram a vida tem uma vontade incontrolada de comer carne e beber sangue humano e a única forma de para los é lesionando as funções cerebrais ou queimando os.
O grupo de refugiados tinha uma importante missão, sobreviver ao caos dos mortos vivos, mas primeiramente era necessário vencer os próprios fantasmas. Esse é um prato cheio para as brigas e intrigas entre o grupo, mas todos precisam lembrar que o objetivo final é lutar pela própria vida e chegar a uma das estações de resgate.

A Noite dos Mortos Vivos foi uma produção de baixo custo que é definitivamente o que inaugurou o tema dos zumbis comedores de cérebro humano. 
Após de sua estréia vieram uma infinidade de filmes de zumbis canibais.
A Noite dos Mortos Vivos deu início a franquia Despertar dos Mortos (Dawn of the Dead, 1978), O Dia dos Mortos (Day of the Dead, 1985), Terra dos Mortos (Land of the Dead, 2005), Diário dos Mortos (Diary of the Dead, 2007) e Ilha dos Mortos (Survival of the Dead, 2009) todos dirigidos Por George A. Romero. Romero aproveitava os roteiros para inserir criticas sociais e politica de forma inteligente e totalmente pertinente em seus filmes - hoje em dia nem precisamos pensar no caos para ver as desigualdades sociais e o consumismo exacerbado - 

Algumas curiosidades do filme: 

1. Em 1985 a editora americana Harmony Books, lançou o livro escrito por John Russo, co-roteirista do filme, intitulado The Complete Night of the Living Dead Filmbook. O livro é repleto de fotos e cartazes do filme, também conta com depoimentos e entrevistas com os principais profissionais envolvidos no projeto.

2. O filme só foi  lançado em VHS no Brasil nos anos 90 - demorou em -. 

3. A família Cooper é formada por uma família real. Karl Hardman (Harry), é casado com Marilyn Eastman (Helen), e Kyra Schon é sua filha (Karen), dessa forma deixa mais que evidente que o orçamento para a produção do filme era muito limitada. Outro exemplo do limite de orçamento foi a contratação de  Judith Ridley, que interpretou Judy, foi contratada para o filme por já ter trabalhado para Hardman tempos atrás como recepcionista.

4. John Russo, escritor do filme teve uma participação relâmpago no filme, fez o papel do zumbi que é alvejado por Ben com uma barra de ferro.

5. A editora DarkSide Books lançou em 2014  livro "A Noite dos Mortos Vivos" - esta na minha lista de livros para 2017 -


"A DarkSide® desenterra mais um clássico do terror. O título não poderia ser mais apropriado: A NOITE DOS MORTOS-VIVOS, considerado uma das maiores obras-primas do gênero...A NOITE DOS MORTOS-VIVOS inclui ainda uma surpresa para os leitores: o texto integral da sequência do clássico, que nunca chegou a ser filmada, chamada de A VOLTA DOS MORTOS-VIVOS (não vai confundir com a comédia trash de 1985, que também contou com Russo no time de roteiristas).Isso mesmo: são dois romances de John Russo no mesmo volume.A obra sai em duas edições, já conhecidas pelos fãs da editora: a LIMITED EDITION, em capa dura; e a CLASSIC EDITION, em brochura e preço mais acessível. Ambas com o acabamento luxuoso das edições DarkSide®."

classic edition noite dos mortos vivos darkside

6. Até hoje são produzidas peças de decoração e vestuário baseada no filme.
E ai o que acharam da resenha de hoje? Já assistiram o clássico? Deixa nos comentários os seus filmes preferidos de zumbi, deixem também sugestões de filmes de Terror ou Trash para que eu possa fazer uma resenha. Beijos e até a próxima.

Share this:

Deixeo seu comentário

    Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário

Adblock Detectado

Você gosta desse blog? Então nos ajude a desativar o Adblock

Você pode desativar o seu adblock só em nosso domínio, ajude nos a continuar levando conteúdos relevantes para o seu blog :)

Muito obrigado, E ai Eliz

×