Minha Experiência: Confissões do Crematório | E ai Eliz?

Minha Experiência: Confissões do Crematório


Olá meninas e meninos tudo bem?
Hoje tem a aguardada resenha das minhas impressões sobre o livro Confissões do Crematório da autora Caitlin Doughty, publicado pela editora DarkSide Books (me perdoem a qualidade das imagens, quando passei do celular para o blog perdeu qualidade :( )


Já faz algum tempo que eu ganhei do meu irmão o livro Confissões do Crematório da DarkSide Books, e claro que eu não iria deixar vocês sem a resenha dele, mas já aviso desde já que este é "Um livro para quem planeja morrer um dia".
Até o momento que o vi na internet não imaginava a beleza e o capricho que foi colocado em cada pagina, ao abrir a embalagem pude ver com os meus próprios olhos e tocar no livro percebi como é belo e minuciosamente trabalhado. Este já é um padrão da DarkSide, o livro vem com um marcador exclusivo e capa dura, além da fita de cetim que facilita e muito manter marcada a página, as bordas das páginas tão vermelhas o que da um belo contraste a capa, que por sua vez trabalha com um jogo de cores fantástico. Tudo no livro orna, as cores, as páginas, tudo, sem dúvida a arte ficou perfeita.


A autora do livro é a talentosa Caitlin Doughty, ela é formada em História Medieval pela Universidade de Chicago, é escritora e também tem um canal no Youtube, e ainda é agente funerária, foi através da experiência adquirida no seu trabalho que ela criou o livro Confissões do Crematório.
Caitlin foi uma criança que foi traumatizada aos 8 anos ao ver uma criança de 10 anos cair do alto de uma escada rolante em um shopping, desde então ficou fissurada com os aspectos da morte. A partir deste momento Caitlin entendeu que tudo que é orgânico um dia morre, inclusive ela, desde então passou por diversos estágios, que foi desde o pavor, algo normal para uma criança traumatizada, até chegar ao respeito pelas pessoas que não estão mais neste mundo.
Foi a partir deste livro que parei para analisar a morte em si, afinal muitos de nós estamos preocupados com a vida no presente, no hoje, não paramos para analisar a morte em si, o ato de deixar de existir e tudo que envolve. Em Confissões do Crematório é uma experiência totalmente nova sobre o assunto, a morte é tratada em sua forma nua e crua, contando sobre os antigos rituais de diversas religiões e até mesmo a "evolução" do ato da morte com o passar do tempo, o livro remete a sensação de dois mundos distintos ao ler. A autora usa sua experiência ao longo de anos no trabalho mortífero para expor ao leitor informações de como o corpo é embalsamado ou cremado e agrega ao livro o pensamento dos povos antigos sobre a morte e seus rituais religiosos. 


Confissões do Crematório te leva a sentir exatamente como Caitlin se sentiu ao ver a menina cair da escada aos 8 anos, primeiramente vem a sensação de medo, é algo totalmente diferente de todos os sentimentos, é nesse momento que você percebe que um dia será você também deitada, gelada em uma maca, diversos pensamentos invadem a mente e para alguns dormir nos primeiros dias vai complicado, pois os pensamentos das pessoas próximas a você que já morreram enche a mente, mas calma que o livro é denso de início, mas nos conduz a enxergar pelo mesmo angulo que a levou a ser Agente Funerária, aos poucos você começa a se interessar pela história dos lugares citados pela autora e começa a imaginar como que foram vividos aqueles momentos.
O livro não é para pessoas sensíveis, é para aqueles que embarcam nos relatos e compreende o que a autora quer passar, agora se você busca por algum romance neste livro, sinto lhe dizer, mas não é o caso.
Caitlin expõe a sua visão do trabalho, critica certas praticas fúnebres e estas são principalmente as dos USA, onde a vontade de ganhar dinheiro ultrapassa os limites do respeito ao corpos que estão sendo tratados.


Este livro tem um visual impecável o conteúdo totalmente diferente de tudo que já li me fez pensar em diversas coisas, como na minha própria morte, na forma que meus queridos familiares, como foram tratados pela industria funerária quando partiram e claro na riqueza como foram retratados os povos antigos e suas práticas. Não vou falar de pontos técnicos, como construção do livro, pois não sou Expert no assunto, mas em alguns momentos o assunto ficou um pouco massante, poderia ter sido melhorado, mas no conteúdo por um todo foi muito bom. Você realmente precisa ler antes de morrer.

Imagem Darkside Books


Ainda jovem, Caitlin conseguiu emprego em um crematório na Califórnia e aprendeu muito mais do que imaginava barbeando cadáveres e preparando corpos para a incineração. A exposição constante à morte mudou completamente sua forma de encarar a vida e a levou a escrever um livro diferente de tudo o que você já leu sobre o assunto.
Confissões do Crematório reúne histórias reais do dia-a-dia de uma casa funerária, inúmeras curiosidades e fatos filosóficos, históricos e mitológicos. Tudo, é claro, com uma boa dose de humor. Enquanto varre as cinzas das máquinas de incineração ou explica com o que um crânio em chamas se parece, ela desmistifica a morte para si e para seus leitores.
O livro de Caitlin – criadora da websérie Ask a Mortician – levanta a cortina preta que nos separa dos bastidores dos funerais e nos faz refletir sobre a vida e a morte de maneira inteligente, honesta e despretensiosa – exatamente como deve ser. Como a autora ressalta na nota que abre o livro, “a ignorância não é uma bênção, é apenas uma forma profunda de terror”.


E vocês já leram o livro? Leriam? Deixem nos comentários, beijos e até o próximo post.

Share this:

JOIN CONVERSATION

36 comentários:

  1. Eu sou louca pra ler esse livro! Tanto que coloquei na minha lista de livros que quero ler em 2017! <3
    Eu li uns pedaços e adorei a forma como a autora aborda o assunto, cada resenha que leio fico com mais vontade de comprar e devorar ele logo! As fotos ficaram lindas, principalmente a primeira! <3
    Beijo, Eliz linda!

    www.vultuspersefone.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Super recomendado, leia ele sim agora em 2017, vale cada centavo. Obrigado, estou muito feliz por ter gostado das fotos, ando meio que em um estado de criatividade pra foto rs
      Obrigado linda ;)

      Excluir
  2. Adorei a dica! Adoro livros literários escritos por historiadores, eles conseguem pegar fatos históricos e transformar em belas narrativas... Senhor dos anéis tá aí pra provar rsrsrsrs
    Mais um livro adicionado pra minha lista de "preciso ler" rsrsrs

    bjs
    Inajara

    www.vintageandgeek.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, os historiadores ajudam a pensar fora da caixa, mostra além dos fatos históricos.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  3. Uau, essa capa é super atrativa, mas acho que não conseguiria ler ele...

    Beijocas e um ótimo fim de tarde 😘

    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahahah pq não conseguiria Sara?
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  4. Oi Eliz!

    Eu ainda não conhecia esse livro, acredita? Fiquei super encantada e já o coloquei na minha lista de desejos!
    Cara, você arrasou nas fotos <3 post perfeito!
    Beijos, Nathy
    www.ocaosfeminino.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathy, acredito sim, a DarkSide é uma editora nova, acredito sim, coloque sim, você vai adorar a leitura, além da beleza do livro.
      Muito obrigado *----*
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  5. Que livro super diferente! Mesmo não fazendo muito meu estilo eu curti a ideia. Acredito que deve ser um leitura com um pouco de mistério e ao mesmo tempo descobertas. É muito bom saber que existem livros assim, diferentes rs. Um beijo e sucesso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, existe todo tipo de livro para o mais variado gosto. Vale muito a pena ler.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  6. Digamos que estou assustada e ao mesmo tempo curiosa com este livro. Pois nunca li algo parecido. Confesso que sou bem sensível, e no começo achei que seria um livro bem macabro, porem ao ler sua experiencia com ele me deixou curiosa e com vontade de ler.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um conselho, leia, o livro é repleto de descobertas.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  7. Apesar de não ser meu tipo de livro, achei muito interessante a tematica e que incrível aquele desenho que tem né? Nossa fiquei impressionada. Ah sua resenha é muito boa e suas fotos ficaram lindas. Beijoos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, fico muito feliz que tenha gostado.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  8. Amo a DarkSide Books, apesar de não gostar de terror/suspense, a qualidade do trabalho que eles fazem é impecável! Ainda não tinha visto esse livro e já tô morrendo de vontade, em parte porque ele é exteriormente lindo e em parte porque a morte é o assunto que mais me incomoda e eu gosto de me desafiar hahahah Obg pela resenha, tá muito boa! Beijinhos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, estou muito feliz em saber que gostou. Sim a morte é um assunto que incomoda e que desafia.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  9. NUNCA TÍNHAMOS OUVIDO FALAR SOBRE ESSE LIVRO.ACHAMOS ELE BEM DIFERENTE(TANTO A CAPA,COMO O CONTEÚDO).ACHAMOS QUE A HISTÓRIA PODE SER BEM INTERESSANTE.AH,E AS FOTOS NÃO PERDERAM TANTO A QUALIDADE,FICARAM ÓTIMAS :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A que bom que você gostou das fotos. Sim o livro é bem diferente mesmo.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  10. Eita nunca vi algo igual kkkk muito interessante, mais fico um pouco assustava com esses assuntos. Gostei muito da Resenha

    ResponderExcluir
  11. A capa é bem marcante assim como o conteúdo parece ser, mas eu não seria um livro que eu iria ler. Eu não sinto medo da morte na maioria das vezes, pois não penso nisso constantemente. Mas, as vezes quando acontece algo que me deixa um pouco aflita eu penso, e consequentemente me dá um aperto no coração e medo fora do comum do desconhecido, como ainda estou na fase criança dela haha.

    beijos,
    deloucostodossomosumpouco.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Estou louca para comprar esse livro! Já ouvi falar super bem dele e da autora que ainda não conhecia direito. Adoro assuntos desse tipo sobre morte, suspense e assassinatos, apesar que tenho um medinho ao mesmo tempo rsrsrs.
    Amei a resenha! Estou super ansiosa para começar a ler!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto do estilo, e também dá um medinho principalmente quando são histórias veridicas.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  13. Que capa linda, eu amei!! Nunca tinha ouvido falar desse livro, mas fiquei bastante interessada, já vou colocar na lista.

    Beijos!
    http://porfavorkaren.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coloque sim que você vai amar.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  14. Que livro mais caprichado!! Capa linda, encardenação ótima, com certeza a editora tratou ele com carinho!
    Mas devo confessar que ele não se adapta ao meu estilo, portanto não tive o interesse de ler. Mas a resenha ficou ótima

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim a editora justamente por ser alternativa, trata de histórias de horror/terror.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  15. Acho que não leria esse livro, mas gostei do que você disse sobre ele, mas ele não faz o meu tipo. Bjs :)

    ResponderExcluir
  16. Ai Meu Deus, mais um livro pra minha infinita lista de livros que tenho q ler! Kkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahahah a minha lista está gigante também, cada vez tem mais e mais livros.
      Leia que você vai amar.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  17. Adorei demais essa capa, esse vermelho, suas fotos e essa resenha, que ficou sensacional!!
    Tu escreve muito muito bem! Obrigada por ter divido isso conosco
    Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado, estou muito feliz em saber que você gostou do contexto todo, as fotos poderiam ter ficado ainda melhor rs.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  18. pirei !!! lindo por fora sensacional por dentro eu quero srsrrs seguindo blog venho da agenda dos blogs
    http://artmelzinha.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro é lindíssimo Melaine, vale muito a pena mesmo, vou visitar os seu blog pra saber as novidades.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir

Adblock Detectado

Você gosta desse blog? Então nos ajude a desativar o Adblock

Você pode desativar o seu adblock só em nosso domínio, ajude nos a continuar levando conteúdos relevantes para o seu blog :)

Muito obrigado, E ai Eliz

×