Falso glamour de uma loja

Imagem| Tumblr

Olá meninas tudo bem?

No post anterior falei um pouco sobre Quanto custa uma loja virtual, hoje vou falar um pouco sobre o falso glamour que tem por trás de uma loja.
Ter uma loja virtual pode parecer fácil, os custos de manutenção são baixos em comparação a uma loja física, porem não significa que no primeiro mês você irá faturar um alto valor, muitas vezes isso só acontece depois de 2 ou 3 anos de muita persistência. É preciso ter paciência, NÃO depender exclusivamente da loja no setor financeiro, investir na imagem da marca e claro na qualidade.

Depois que você decide o que deseja vender, se vai fazer todas as peças ou se vai comprar para revender, você necessita escolher o nome para a sua loja, pensar no layout, quem serão os seus fornecedores e como você irá postar. Apenas depois de ter a loja totalmente completa você ira entrar na fase de divulgação da sua marca, para isso usa se muito os sorteios, parcerias com blogueiras e youtubers e nesse momento que você irá perceber que o trabalho esta só começando e como é difícil entrar/manter no mercado.

Eliz!
Então fiz tudo isso, divulguei o meu trabalho, criei as mídias sociais, fiz parcerias, sorteios, entrei em grupos de vendas, mas não consigo vender, gasto mais do que faturo com a loja, como não estou conseguindo vender, a loja X vende as mesmas peças ou semelhantes com até três vezes mais do valor que estou vendendo e recebe dezenas de vendas por semana, mas eu tenho que me contentar com uma ou duas vendas na semana, porem toda vez que posto alguma peça que me deu muito trabalho para fazer recebo diversos comentários de como a peça é linda, que não tem dinheiro para comprar ou desejos de parceria. 

Essa são as perguntas que a maioria das recém donas (os) de lojas se fazem e eu também me fiz e até hoje me faço as mesmas perguntas, a resposta é NÃO EXISTE GLAMOUR em uma loja virtual, você tem que trabalhar muito, pesquisar muito o que esta em alta, divulgar muito e muito, colocar algumas promoções por tempo limitado para atrair compradores, mudar de fornecedor se for necessário para que os custos sejam melhores, mas mesmo assim nos primeiros meses ou no primeiro ano o faturamento da sua loja pode te desanimar. É muito comum que lojistas recebam muitos e-mails ou contatos pelas redes sociais pedindo parceria, algumas vezes da vontade de nem responder por ser tão absurda a proposta, mas é necessário respirar fundo, analisar e responder sempre de forma educada e esclarecer o motivo da negativa, não deixem as pessoas sem resposta, explique o que a loja procura.

Você irá receber muitas propostas furadas de parceria, propostas que não vão trazer um real para a loja e somente você vai ter o prejuízo, você vai ver as mesmas pessoas que falam que amam as suas e peças mas não tem dinheiro para comprar, mostrando suas comprinhas do mês em lojas que estão a muitos anos no mercado e devido a uma série de fatores tem o valor das peças de duas ou três vezes a mais que as suas, sim isso vai acontecer e muito. Outras coisas que vão acontecer e acontece com toda loja virtual são as pessoas que fazem vários pedidos mas não pagam os boletos, para exemplificar em um determinado mês recebi um total de 76 pedidos, desses 40 foram cancelados, nem preciso dizer que isso foi muito chato, então mais uma vez falando, em loja virtual NÃO EXISTE GLAMOUR, é tudo fruto do seu trabalho.

Não fiquem chateados se nos primeiros meses sua loja não vender bem, primeiramente se foque em pagar todas as despesas e investir o que ganha com a loja, não pense em lucro de imediato, pois ele não virá de cara. Se você tem um emprego fixo nem pense em sair, continue, assim você paga suas contas com o seu trabalho e o rendimento da loja você paga as despesas e investe em novos produtos, novas criações, com o passar dos meses você vai notar que as vendas vão aumentar, o lucro vai começar a aparecer e a satisfação de saber que esta fazendo um bom trabalho.

Se você pensou que ao abrir uma loja virtual seria tudo festa, nesse post foi possível perceber que não é bem assim que acontece, temos muitas pedras no meio do caminho, mas aos poucos é possível sim viver exclusivamente da loja virtual, mas lembrando é em médio ou longo prazo, não é de imediato, vou deixar algumas fotos mostrando a evolução da minha loja nesse período de um ano de muito trabalho.
 

 Quando comecei com a loja em Julho de 2015 eu não tinha nem cartão de visita, embalagem nem nada, aos poucos comecei a imprimir em casa mesmo o que seria o meu futuro cartão de visitas e enviar para os meus clientes junto ao pedido.


No início deste ano investi na imagem, troquei de celular por outro melhor, por enquanto que não tenho como comprar uma boa câmera, então uso o celular para fazer todas as fotos da loja.
Em meados deste ano enfim consegui comprar o cartão de visitas, tag e adesivos, ainda vou comprar mais alguns itens com o logo da marca para 2017, mas isto ainda é surpresa. 


O passo seguinte foi em comprar embalagem com preço em conta e com ótima qualidade, após essas mudanças a loja passou a ter uma imagem um pouco mais profissional, mas mesmo assim, ainda pretendo fazer muitos investimentos com o passar do tempo.



Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, logo irei fazer ouros posts falando de outros assuntos referentes a loja virtual, este post foi basicamente para mostrar as pessoas que não existe glamour em uma loja virtual, que se passa muita raiva, muita dificuldade para criar e manter o negócio, o que muitas vezes não é levado em consideração pelas pessoas, pelas parcerias, muitas vezes se esquecem que quem esta do outro lado também é humano, também tem conta para pagar no fim do mês e não tem no momento estrutura o suficiente para fazer o que querem. Por isso volto a insistir que parceria não é brincadeira, se muitas blogueiras acreditam que falar sem ganhar nada da loja é perca de tempo, para a loja enviar peças para uma blogueira que não vai ter retorno é jogar todo o trabalho no ralo. 
Beijinhos e até a próxima.

Share this:

Deixeo seu comentário

    Comentários Blogger

0 comentários:

Postar um comentário