Strega Fashion

Imagens| Tumblr


Olá meninas tudo bem?
O post de hoje é um pouco diferente dos que costumo postar, mas na verdade é mais semelhante aos posts do início do blog, postagens relacionadas a subculturas e estilos diferentes do padrão imposto pela sociedade.


Todos sabem que não sou gótica, porem todos acreditam que sou, (em breve irei mudar o lay do blog hahahahaha) sempre tenho que falar, olha não sou gótica, gosto de alguns elementos da subcultura, mas não me considero gótica ok, isso sempre me incomodou, ser rotulada por algo que não faz parte do meu ser. Através de algumas pesquisas na internet acabei encontrando umas fotos lindas e sempre me perguntava "que estilo é esse?", se parece muito com as roupas que gosto de usar no dia a dia, tem um ar mistico. 
Foi através do vídeo de look da Bruna Gadini no youtube que conheci a Strega Fashion, definitivamente me identifiquei, é basicamente a forma que vivo. Desta forma comecei a pesquisar sobre o estilo e hoje venho mostrar a vocês.

O que é Strega Fashion?
Strega é uma palavra em Italiano que significa Bruxa, nesse conceito Strega Fashion seria o estilo das roupas das bruxas europeias, conceito de bruxa da floresta, porem com um toque atual.

De onde surgiu?
A moda Strega nasceu no Tumblr, assim como outros estilos como, Seapunk e o Pastel Goth.
Segundo o blog Strega LookBook, existem duas possíveis origens. 
"History: Two possible originators.The first is the Tumbr user StregasForest. According to this user, they were the first ones to originally think of the term. However, they used it to refer specifically to their particular brand of Witchy inspired Dark Mori, and did not consider Strega to be anything more than another term for Dark Mori.
The issue with this arises from the fact that Dark Mori is potentially being practiced incorrectly as their band of “Dark Mori” does not follow the correct and traditional inspiration for such style. Instead the style closely resembles a more Mori-influenced Strega and one cannot deny the similarities between this user’s “Dark Mori Checklist“ and Strega’s inspirational base written into the Manifesto.
The other potential creator is the Tumblr user ShortCutToTheStars. You can kind of see the origins post here, though I haven’t found the original conversation that led to it. This post by the other user mentioned, however, alludes to the fact that there was a question answered somewhere by the user that sparked it all.This is, to my knowledge, the first instance of its mention as becoming an official-ish fashion style instead of it being considered a Mori sub-group.Mostly it seems to be confined to Tumblr people but it’s getting around pretty fast by word of mouth."
"História: Dois possíveis autores.O primeiro é o StregasForest usuário Tumbr. De acordo com este usuário, eles foram os primeiros a pensar originalmente do termo. No entanto, eles usaram para se referir especificamente a sua marca particular de Witchy inspirado Dark Mori, e não considerou Strega ser nada mais do que um outro termo para Dark Mori.O problema com este decorre do fato de que Dark Mori é potencialmente sendo praticado incorretamente como sua banda de "Dark Mori" não segue a inspiração correta e tradicional para tal estilo. Em vez disso o estilo se assemelha a mais Strega Mori-influenciado e não se pode negar as semelhanças entre este utilizador "Dark Mori Checklist" e base de inspiração de Strega escrito no Manifesto.O outro potencial gerador é o ShortCutToTheStars usuário Tumblr. Você pode tipo de ver as origens postar aqui, embora eu não tenha encontrado a conversa inicial que lhe deu origem. Este post pelo outro usuário mencionou, no entanto, faz alusão ao fato de que houve uma pergunta respondida em algum lugar pelo usuário, que provocou tudo.Este é, a meu conhecimento, a primeira instância de sua menção como tornar-se um estilo oficial-ish de moda em vez de ser considerado um sub-grupo Mori.Principalmente parece estar confinado a pessoas Tumblr mas está ficando em torno muito rápido de boca em boca."
Extraído do Strega LookBook, tradução direta sem alterações.

Não tem como saber com certeza absoluta se a usuária Short Cut To The Stars se inspirou no Tumlbr Strega Forest ao da o nome de "Strega Fashion".
Mas desde 2015 o estilo ganhou os blogs do Tumblr e vem ganhando cada vez mais adeptas (eu sou uma delas).

Continuando na pesquisa encontrei diversas referências ao Dark Mori, e também no próprio StregaLookBook faz o comentário sobre as dúvidas com relação a proximidade do estilo.

O que é Dark Mori?
Mori é um estilo de rua Japonês composto por diversas regras, entre elas tipos de tecido, comprimento e cartela de cores, no Mori ou Dark Mori a intenção não é parecer com uma bruxa ou ser rotulada como tal. O Dark Mori segui os mesmos conceitos de Mori, porem com cartela de cores escuras.



Tendo em mente este conceito de moda de rua Japonesa compreendemos que Strega não é moda de rua Japonesa, sendo assim não pode ser confundido com Dark Mori, assim como não pode ser utilizados os elementos Strega e classificar como Mori. Strega tem influência de Mori, assim como gótico, mas não se enquadra nem em uma cultura nem na outra.
Assim como Strega não é Mori, também não pode ser taxado como gótico, pois não faz parte da subcultura gótica, utiliza sim de elementos góticos em sua composição, mas não tem o empoderamento cultural e musical gótico. Esta é uma dúvida muito frequente, pois a proximidade que tem com estas culturas pode acabar confundindo, mas precisamos deixar claro que não faz parte de nenhuma das duas culturas.

Conceito
Strega nasceu no Tumblr com base europeia, segundo o Strega Manifesto a linha básica do estilo é não ter regras, desde que o visual seja voltado as bruxas, aos contos, a floresta e ao folclore.
Tendo todos esses elementos podemos afirmar categoricamente que Strega remete a ideia de bruxa das florestas europeia, é possível se vestir como desejar desde que tenha sempre em mente o princípio básico.



 Regras ou ausências das regras?
Strega não tem regras definidas, cartelas de cores, nem esquema de tecidos, a única regra é manter o tema bruxa.
Por não ter esquema de cores definido a adepta tem autonomia de escolher as cores que mais agrada, assim como é possível ter uma bruxa da floresta de capa vermelha, também é possível ter uma white Strega ou até mesmo manter o preto e os tons dark do verde musgo, vermelho sangue e tons acinzentados, afinal você que decide as cores para compor as sobreposições, tudo que lembre folclore, floresta, fada, magia e witchy (moda relacionada a bruxa). 

Dúvidas sobre Strega e a minha opinião
Vi em diversos posts e comentários a dúvida com relação ao fato de não ter regras, ou seja como lidar com a ausência de regras? Será que Strega pode usar roupas coladas ou saias curtas?
Entendo que o fato de não ter regras trás diversas dúvidas em nossas cabeças, como as citadas acima, mas através de pesquisas e pensamentos sobre Strega pude compreender que é possível o uso de peças coladas ou curtas, desde que a  essência se mantenha a mesma, ou seja que o intuito se mantenha o mesmo de bruxa da floresta.



Entendo que a ausência de regras é justamente para que possamos usar da criatividade para criar novas próprias combinações sem ficar preso ao que pode ou não ser incluído, mas mesmo assim temos que sempre lembrar que a intenção é lembrar o mistico, ao folclore, a bruxa da floresta.

O que vocês acharam do estilo Strega Fashion? Espero que tenham gostado, me identifiquei muito com o estilo é como deixar a bruxa que existe dentro do meu ser transbordar através das peças que uso, logo farei um edital Strega para vocês.
E vocês usariam? Deixem nos comentários.

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. Eu adorei, nunca tinha ouvido falar sobre esse estilo e gostei muito do que li. Parabéns pelo conteúdo, muito bom mesmo!

    Sucesso, beijos!
    http://barbiemoderna7.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado Andressa fico muito feliz que tenha gostado, fiz uma grande pesquisa antes de fazer o post e saber que você gostou dele me deixa muito feliz mesmo.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  2. Ai que linda! Adorei o Post e fiquei super feliz em ter ajudado de alguma forma. <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu que agradeço por me mostrar através de seu vídeo o estilo Bru.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir