Como e quando enviar e-mail de parceria a uma loja

Imagem| Tumblr
Olá meninas tudo bem?
Como vocês sabem tenho uma loja virtual de bijuterias (visitem) e produtos importados, cerca de 70% de todas as peças da loja sou eu que faço (muito trabalho), dessa forma é pouco provável que você encontre algo da minha loja em outra loja, principalmente as peças que faço manualmente rs. Com a loja comecei a receber inúmeros e-mails de parceria e por conta desses e-mails de parceria resolvi passar algumas dicas para você blogueira que deseja fazer a sua primeira parceria, essas dicas são válidas qualquer loja nacional ou internacional.
Se quer saber de todas as dicas então continue lendo!
Toda blogueira\ youtuber deseja fazer parceria e receber mimos das lojas, mas a pergunta é como conseguir uma parceria produtiva e o que a loja pensa quando recebe o seu e-mail com mídia kit?

Primeiramente nenhuma loja vai disponibilizar nenhuma peça sem ter a certeza que será rentável, ou seja a loja irá te pedir o seu mídia kit e também irá ver o seu perfil nas mídias sociais.
A loja irá levar em consideração a quantidade de seguidores que você tem, as curtidas que tem nas fotos e a interação com os seguidores, exemplo:
Você tem um perfil no instagram com 10k, porem as suas fotos tem  média de 100 curtidas e um ou dois comentários, ao ver um perfil assim o representante da loja se pergunta o motivo para a interessada ter tantos seguidores, porem não ter a interação que teoricamente outro usuário daquela mídia social tem com a mesma quantidade de seguidores. Para a loja saber que você tem um número considerável de seguidores é perfeito, afinal tem grandes chances de converter em vendas e tornar a loja mais conhecida, porem não adianta não ter interação. Toda loja visa o lucro, sendo assim só tem o envio de mimos quando se tem a certeza que esse valor será recompensado.

Compreendendo que as lojas enviam peças as figuras públicas que irá trazer retorno chegamos a uma questão, mas então quer dizer que eu como blogueira que não tenho um número considerável de seguidores não posso enviar e-mail para parceria? 
Sim você pode e deve, afinal é com as tentativas que conseguiremos parecerias produtivas. Então a minha dica é tenha interação com os seus seguidores, responda aos comentários, faça perguntas, ouse na criatividade nas fotos, mostre aos seus leitores produtos que comprou e gostou, pois ao mandar e-mail para uma loja que você já conhece o trabalho e confia a loja também verá que você realmente conhece o trabalho deles, não adianta enviar e-mail para todas as lojas possíveis pedindo parceria com envio de produto sem nem ao menos conhecer a loja. 
A maioria dos e-mails com negativas são por conta da blogueira não fazer ideia de como a loja trabalha, não conhece os produtos, simplesmente enviou e-mail sem nenhum conhecimento, por tanto, não façam isso, visitem o site da loja, leia as páginas de Parceria, dúvidas, sobre, visite o instagram, página no facebook caso tenha, veja o que os clientes da loja diz a respeito dos produtos para só depois enviar proposta.
Toda loja gosta de saber que a futura parceira é alguém que realmente gosta do seu trabalho, tenha sempre isso em mente.

Cobranças, as vezes as pessoas confundem as coisas, mas como assim confundem?
Vejo muitas blogueiras cobrando para ter na lateral do blog o banner da loja, cobram para tirar fotos com as peças dadas de presente pela loja, cobrando para fazer post de recebidos, creio que possa sim ser cobrado para ter o banner na lateral do blog, mas é preciso ter um pouco de atenção. Nem toda loja tem poder aquisitivo para pagar para ser divulgado, a loja pode ter fotos lindas, peças perfeitas e valor justo, mas não significa que tem reserva o suficiente para pagar para ser divulgado. Para a loja esse custo pode não ser viável, pois tem todo o custo de confecção e envio para a blogueira, sem ter 100% de certeza que esse valor retornará como vendas, seguidores, curtidas... então tenha um pouco de atenção no ponto "quanto cobrar na parceria".
Nenhuma loja vive 100%  de parceria, parceria é apenas uma forma de alavancar novos clientes e seguidores, a parceria só é benéfica quando ambas as partes ganham, quando uma das partes sai prejudicada não é parceria.
As primeiras parcerias de blogueiras iniciantes é extremamente valioso receber mimos das lojas e tenham certeza que tudo é enviado com muito carinho pela empresa, agora com o passar do tempo e o crescimento da blogueira ai sim passa a ser interessante receber algum valor para divulgar as lojas parceiras.

E essas foram as dicas sobre parceria, tenha interação com o seu público, antes de enviar e-mail para uma loja conheça os produtos da loja, cuidado com o valor cobrado para banners e fotos e com o português também, beijinhos é até o próximo post.

Share this:

JOIN CONVERSATION

12 comentários:

  1. Muito bom! Pude tirar minhas dúvidas (muitas delas).
    E eu adorei a tua lojinha, já tenho um preferido, o Fantasy Moon ♥
    Beijos!

    blogdaydreaming.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que gostou Débora e que esclareceu as suas dúvidas.
      Beijinhos, volte sempre!

      Excluir
  2. Concordo em tudo que você falou! Parceria é algo que precisa ser avaliado e feito com atenção por causa dos fatores a serem considerados. Claro que a loja tem que avaliar se investir na parceria com tal blog/youtuber etc vai ser rentável pra ela, e nós blogueiros temos que nos informar muito a respeito da parceria que pretendemos, além de demonstrar interesse por ela. Por que não dá pra fazer apenas uma parceria superficial.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Beijos

    www.juhlihipy.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Juliana, parceria é coisa séria e ambas as partes precisam sair ganhando.
      Fico muito feliz que você gostou.
      Beijos, volte sempre.

      Excluir
  3. Vou confessar que não conseguiria pedir parceria. Acho que o melhor é quando a própria empresa procura. É como se fosse a confirmação de que você está apto a representar aquela marca.
    Beijos!

    http://nadafessoal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso é verdade Fernanda, algumas das parceiras da loja eu entrei em contato e não me arrependo, pois são ótimas parcerias.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  4. Eliz, você é top demais ! rsrsrs
    Amei suas dicas me ajudaram muito mesmo de verdade e já estou indo na sua lojinha conferir tudo de bom que tem por lá. Á amei o seu estilo super diferente também.
    beijos linda

    http://emfrenteaoespelhoblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Steppane, fico muito feliz por ter gostado.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  5. Muito bom saber sempre mais, adoramos as dicas. ♥

    ResponderExcluir
  6. Que legal Eliz, se todas as lojas deixassem claro o que esperam de uma parceria seria bem fácil criar laços positivos.
    Bjos

    http://lenarico.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Lena, se todos deixassem claro o intuito da parceria evitaria uma série de transtornos e enfim a parceria seria algo bom para ambas as partes, como uma troca proveitosa.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir