Futura Historiadora: #3 Volta as aulas

Foto| Tumblr

Olá meninas, tudo bem?
E hoje finalmente tem post novo sobre a tag "Futura Historiadora #3" e o assunto de hoje é a volta as aulas, esse é um assunto muito complicado, pois não sei vocês, mas eu fico extremamente ansiosa pra volta as aulas, mas essa alegria rapidamente deu lugar a novos medos.

Isso aconteceu devido a muitas mudanças que teve agora no 3° semestre.
Para começar, agora temos aulas em conjunto com o 2° semestre nas aulas de quarta e quinta, antes não tínhamos que dividir sala com outra sala, recebemos a notícia que se não fosse esse consenso de dividir a sala com outra turma teríamos que procurar uma outra unidade ou outra faculdade para continuar o curso, então pensem comigo, 3° semestre e receber a notícia "olha, a turma de vocês fechou, não tem vaga no primeiro período, infelizmente vocês terão que procurar nas outras unidades ou até mesmo ir pra outra faculdade", não isso não é bom. 
O motivo  dessa mudança trágica nada mais é que a crise batendo na porta da faculdade, percebemos que houve uma evasão grande de alunos e sem comentar que devido a crise a faculdade não tem mais a mesma quantidade de subsídios concedidos através programas sociais. Querendo ou não a crise bateu de frente com faculdades que sobrevivem basicamente desses meios, e não poderia ser diferente com a minha, sempre comento que a mensalidade da faculdade onde estudo é inferior a qualidade de ensino e professores que temos, se fosse colocar na ponta do lápis seria um valor maior ao que temos.

Além dessa noticia que pegou todos de surpresa tivemos algumas mudanças consideráveis nas avaliações, agora temos semestralmente um filme escolhido para que possamos assisti lo junto a uma visita monitorada, ambos escolhidos pela faculdade, dessa visita e filme teremos uma questão em particular na prova que vale uma pontuação considerável, ou seja caso você não faça a visita e não assista o filme você não terá como responder a pergunta da prova e consequentemente não terá como apresentar o relatório sobre ambos.
Então as coisas passam a ficarem mais complexas no curso, além das provas, trabalhos, horas complementares e estágio, teremos uma visita e um filme obrigatório que irá atender a todas as matérias, relatório e questão na prova.
Foi um choque saber de todas essas mudanças, ainda estamos tentando nos acostumar e absorver tudo.

Além dessas mudanças consideráveis no 3° semestre estamos com matérias muito agradáveis, elas são História do Brasil II, História Moderna, História da América e Libras, além da matéria de EAD com a disciplina de Português.
Ao ver a matéria de América percebi o quanto não conhecia sobre o nosso próprio continente e as balelas que são contadas sem nenhum mínimo senso de comprovação científica, para quem não sabe História faz parte das ciências, então tudo que falamos necessita ser comprovado, precisa de aval, para os que pensam que "História nada mais é do que uma junção de histórias não comprovadas", vocês estão totalmente equivocados, trabalhamos com fatos históricos e não fatos místicos ou míticos, desconstrua essa construção de história se refere a mitologia (visitem os demais post que explico um pouco mais sobre o curso).
Simplesmente fiquei abismada ao conhecer de fato a verdade comprovada e os possíveis motivos que levaram o "fim" das civilizações Mesoamericanas, mas esse é um ponto que iriei falar futuramente aqui no blog, outra matéria extraordinária é Libras.
Uma matéria complexa e ao mesmo tempo divertida, não vou entrar em maiores detalhes sobre ambas as matérias, pois ainda vou fazer um post falando exclusivamente de cada uma.

Espero que vocês tenham gostado do post de hoje, conforme o bimestre for passando faço novos posts contando um pouco mais do cotidiano de uma estudante de História.

Share this:

JOIN CONVERSATION

16 comentários:

  1. Eliz quando estudava também ficava muito ansiosa, pena que mudanças sempre afeta o estudo, mas conforme o bimestre vai passando mas conhecimento vamos aprendendo, gostei muito do post, fiquei me lembrando de quando estudava, Eliz beijos.

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bem com vc? Adorei seu post,vc futura historiadora?
    Jura? Eu diria que és uma historiadora.
    Ficou muito bom seus texto.
    Parabéns!
    Bjsss

    ResponderExcluir
  3. Verdade, a crise está em todas as partes,
    infelizmente nosso país anda cada dia pior,
    mais te desejo ótimas oportunidades pela frente
    bjs

    ResponderExcluir
  4. que legal, Eliz! Adoro história e vou adorar ver os posts que irá fazer sobre o que irá aprender. Infelizmente como sua matéria é uma das que menos existem acadêmicos interessados, acabaram por fazer esses cortes. Mas é o cenário atual do Brasil, vejo a faculdade que me formei louca atrás de alunos e fazendo (depois de 4 anos no meu caso) contato com os egressos para tentar reaproximá-los da instituição seja por meio de outro curso superior ou até mesmo pós. Mas conta mais do que irás aprender que eu to super curiosa! Ah, e boa sorte! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Sempre fiquei ansiosa pelo começo das aulas, mas era aquela ansiedade boa, pois na minha época nem tinha greves, enfim ... depois de um bom tempo, muito tempo aliás, a ansiedade era será que teremos aula? Porque o ano começava com greve dos professores por culpa do governo que não cumpre suas promessas ... Em fim parece que isso ainda vai durar muitos anos ....
    Eu vou te confessar que nunca gostei de história, mas acho que é porque nunca tive professores empolgados, era do tipo entra na sala abre um livro e faz trabalho, e depois em cima disso decora datas e faz provas, sempre achei um porre ...
    Mas vendo e lendo seus posts me dá uma nova perspectiva sobre o assunto Eliz ...

    Bjos
    Minda =D

    ResponderExcluir
  6. Nunca fiquei ansiosa pelas voltas as aulas... rrss a crise está sendo fogo e que bom que entraram em um consenso que fosse bom para ambos.

    Beijos,
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu post. Essa crise tá demais, pois está afetando diversos setores. Mas vai dar tudo certo. Estou ansiosa pelos posts das próximas matérias <3
    Um grande beijo


    www.mundoyoung.com.br

    ResponderExcluir
  8. É essa crise afetou direta ou indiretamente todos os brasileiros, mais é assim mesmo o importante é continuar lutando e conquistando.
    Parabéns pelo curso é uma bela escolha sempre amei história se a tecnologia não tivesse falado tão alto na minha vida talvez história tivesse sido uma grande opção.

    Bjos ❤

    www.blogdawanessacosta.com

    ResponderExcluir
  9. Ei, preocupante o que está acontecendo por causa da crise hein. Também tenho esse mesmo sentimento, sinto falta das aulas, mas a cada novo semestre um desafio diferente.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, também estou nesta rotina de faculdade, mas agora tenho tcc e estágios para fazer e ainda nem sei como vou resolver tudo isso. Sobre a crise, quando estive por ai no fim do ano passado pude perceber que a realidade de muitas coisas mudaram e é claro que nas faculdades particulares não seria diferente, uma pena pois até os programas são cortados. Como dizemos aqui no Japão: Gambatte! (esforce-se, faça o seu melhor) neste semestre. Os frutos serão colhidos no fim da faculdade. Bjs, bons estudos e sucesso.

    ResponderExcluir
  11. Oieee nossa adoreii sua postagem vc se expressa bem com as palavras escreve mto bem eu tbm ficava mega ansiosa hahah beijos

    ResponderExcluir
  12. Oie, tudo bem? Poxa que pena essas mudanças hein é complicado quando situações externas afetam nossa vida. Na minha faculdade não pude perceber grandes mudanças, mas no meu curso houve um aumento de alunos, é Administração, então é um dos cursos mais procurados, é difícil não ter alunos. Boa sorte neste semestre. Beijos, Érika

    - www.queroseralice.com.br -

    ResponderExcluir
  13. Nossa eliz imagino como deve ter ficado com a noticia.
    E ainda dividir com outra turma.
    Assistir filme e tudo mais.
    Isso pra mim se fosse eu seria muito. Espero que a ansiedade passe e vc consiga ultrapassar tudo isso. Bjs

    ResponderExcluir
  14. Ansiedade faz parte de quase todo os estudantes e ainda vem uma noticia dessas, mais vai dar tudo certo!
    olha vc escreve muito Bem!
    bjúús

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo texto e com certeza será uma historiadora
    Sucesso ainda mais

    Beijos
    Rafael

    ResponderExcluir
  16. Oi amada!
    Minha melhor amiga é estudante de história, então to meio que por dentro desse mundo por causa dela, amei seu texto! Sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir