Futura Historiadora: #2

Imagem| Tumblr

Faz algum tempo que comecei a compartilhar com as leitoras do blog o motivo do meu desaparecimento, a faculdade toma muito do meu tempo, então pra deixar vocês por dentro de tudo que esta acontecendo nos meus estudos resolvi criar o post "Futura Historiadora".  Nesse post eu vou dividir com vocês tudo que acontece na faculdade, todos os meus desafios, erros e acertos. 
Hoje é dia de post novo e desta vez é pra falar sobre o término do primeiro semestre.
Continua lendo pra saber como foi!

As minhas aulas acabaram em Junho, foi até antes do que eu imaginava, mas o motivo foi as provas substitutivas, aquelas que são feitas quando o estudante perde alguma prova durante o semestre e as provas de exame.
A última semana de aula foi a mais tensa possível, pois além de sair as notas das provas das semanas anteriores ainda tinha uma prova e a apresentação do PPI. Para a minha alegria fechei o semestre com notas boas, mesmo quase ter infartado na apresentação do PPI e na última prova.

No curso de Licenciação Plena em História as provas são em sua maioria dissertativas ou seja você recebe um tema e precisa dissertar um texto ou responder algum questionário, mas não com respostas objetivas, mas sim argumentando e exemplificando, e justo a última prova era dissertativa. Tivemos um tema e a partir daquele tema era necessário dialogar e argumentar, para a alegria de todos foi permitido a consulta a livros e aos textos passados durante o semestre, porem não podíamos utilizar o caderno.

No mesmo dia da prova, no período anterior foi a apresentação do PPI, a turma estava no maior nervosismo e eu fiquei muito tensa com muito receio de da tudo errado. PPI é a sigla de Projeto Profissional Interdisciplinar, esta matéria na faculdade que curso é obrigatória, gera DP e esta na grade acadêmica até o 4° semestre. A matéria é uma espécie de mini TCC que precisamos entregar por escrito, em em DVD e apresentar para toda sala, o professor responsável pela disciplina avalia a apresentação, o plano de aula que criamos, o tema que foi escolhido e no final da apresentação esclarece os pontos a melhorar, muitas vezes as criticas negativas acontecem durante a apresentação, isto foi o que me deixou mais tensa, pois todos os grupos foram duramente questionados, mas para a alegria do meu grupo o nosso trabalho não foi criticado, pelo contrario foi elogiado. Finalizamos o primeiro semestre com 10 na matéria, claro que no próximo semestre alguns pequenos deslises não serão aceitos, então será um ponto de atenção.

O trabalho foi sobre o Museu da Imigração e como abordar para as crianças e adolescentes a imigração e sua importância, tanto em sala de aula, quanto na visita monitorada.

 Por fim vibramos quando recebemos a confirmação de todas as notas, no meu caso não precisei fazer nenhuma sub, nem exame, passei direto por todas as matérias, infelizmente tive a notícia que muitos de meus colegas foram pra exame e alguns foram pra outras faculdades. 

A única pendencia que tive no primeiro semestre foram as atividades complementares, para o curso de História é obrigatório cumprir 200 horas de atividades complementares. Recebemos uma tabela de lugares e filmes que podemos ir, ao assistir a filmes, visitar os lugares indicados, participar de feiras relacionadas ao curso e etc temos o prazo de até 30 dias para realizar o relatório e enviar ao professor responsável, caso o relatório esteja correto temos a dedução da carga horária das atividades, do contrario é preciso fazer tudo novamente.

Além das atividades complementares no 4° semestre precisamos começar o estágio obrigatório, este contempla 400 horas, o estágio pode ser feito em escolas, museus ou até arquivos, e da mesma forma que as AC também é preciso fazer um relatório, sem essas duas etapas não é possível receber o diploma do curso, então se você pretende fazer algum curso de Licenciatura atenção a esses dois detalhes, estágio e AC.

As aulas voltam em Agosto e para a minha alegria teremos História do Brasil I.

Espero que vocês tenham gostado do post, ficou um pouco longo, mas resolvi detalhar bem tudo que aconteceu durante o termino do semestre pra deixar vocês por dentro de tudo.
No final de Agosto faço um novo post contando sobre o segundo semestre. Beijinhos e compartilha os problemas e alegrias da escola ou da faculdade que vocês tiveram.

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. Que bacana Liz, você dividir com a gente parte do seu curso, adorei a oportunidade, amooo história. ;)
    Sucesso pra ti gata!
    Beijinho <3
    Wal Montani

    ResponderExcluir
  2. É tenso, todo fim de semestre é uma agonia, mais fechar um trabalho difícil com uma boa nota é muito gratificante. Ainda bem que já passei dessa faze e as vezes até sinto falto, e dou risada lembrando dos stress e tensões que passava antes das apresentações e provas kkkk. Mas no fim da tudo certo para quem se dedica. Boa sorte linda, beijo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade no fim acaba dando tudo certo pra quem se dedica, eu quero que termine logo hahahaah, muita tensão no final de cada semestre.
      Obrigado!
      Beijos, volte sempre!

      Excluir