Diferenças entre: Descoloração, Dekap Color, Neutralização e Soap Cap

Imagens|Google

Olá amigas e amigos tudo bem? A semana passou tão rápido...
Hoje vou esclarecer pra vocês os prós e contras sobre Descoloração (leia sobre descoloração aqui), Dekap Color (Leia a resenha aqui), Neutralização e Soap Cap, geralmente as pessoas tem um pouco de dúvidas sobre essas técnicas e acreditam que todas são agressivas aos fios, mas não é bem assim, nem todas as técnicas agridem de forma igual os fios. E uma verdade inevitável é que se você tem o interesse de clarear os fios, mas esta com o cabelo escuro não tem outra escolha, tem que usar uma dessas opções, pois como diz a minha cabeleireira "Cor não clareia Cor".

Continue lendo o post e descubra alguns segredinhos e diferenças sobre essas técnicas!

Todas as técnicas mostradas neste post visa a retirada do pigmento artificial do cabelo para aplicar uma nova cor.


As formas mais comuns de Decapar (é o nome dado para a retirada da pigmentação artificial dos fios) um cabelo são: Descoloração, Dekap Color, Neutralização e o Soap Cap.

Vou começar Pela Descoloração

Sem sombra de dúvidas a Descoloração é o método mais agressivo que tem para decapar o fio. A forma utilizada é a mesma de quando vamos descolorir os cabelos, então usamos OX de 30 ou 40 volumes e pó descolorante e aguarda cerca de 30 a 40 minutos pra retirar todo ou parte do pigmento artificial, porém o processo de descoloração agride muito os fios podendo até deixa-los emborrachados ou até mesmo o temido corte químico. 

Não recomendo a ninguém que use o processo de descoloração para retirar a tinta do cabelo, os cabelos descoloridos mesmo quando saudáveis são mais suscetíveis a quebra do que um cabelo virgem. 
Vale lembrar que um dos maiores erros de quem pinta o cabelo é achar que por ser uma tinta de farmácia não agride os fios, agride sim! 
Todo processo de coloração acaba agredindo os fios, alguns mais e outros menos, exemplo: O seu cabelo esta loiro claro, mas você deseja ficar loira platina, então compra a tinta 11.11 e vai a um bom cabeleireiro para pintar os fios, oque você acha que tem na tinta 11.11? Tem OX, possivelmente 40 volumes para poder abrir as escamas do cabelo e deixa-lo platinado. Toda Tinta permanente tem OX, lembrem disso! Em sua maioria é livre de amônia.

Fica a dica, não vale a pena querer mudar a cor do cabelo fazendo outra descoloração, eu aprendi essa regra com o tempo, tanto que hoje evito usar ox, somente quando não tem jeito mesmo, nos casos de manchas e quando a raiz já esta muito grande!

(Não sou especialista, ainda não comecei o curso :(, mas esses são conhecimentos que agreguei em 2 anos de muita pesquisa e perguntas a profissionais.) 


Dekap Color

Muitas pessoas tem dúvidas sobre este produto, o Dekap Color não  é um descolorante e não age como o Soap Cap, este é um produto da Yamá sem OX e sem amônia.

O Dekap Color é a melhor opção (na minha opinião) para retirar a tintura do cabelo, mas é mais demorado, tem que ter paciência, não é na primeira aplicação que a tinta vai sair 100% e a cor vai variar muito da base que o seu cabelo estava antes de ser tingido. Algumas cores demoram para sair devido a sua pigmentação, o vermelho por exemplo, desbota muito fácil, mas pra tirar do cabelo é um martilho, isso vale pro rosa e pro preto.

Mas lembre-se que o Dekap Colo vai agir conforme a base anterior do seu cabelo, se ele estava manchado, conforme você for fazendo as aplicações as manchas vão aparecer, se o cabelo estava muito amarelo, vai voltar a ser amarelo e assim por de ante, nos casos de tinta fantasia também varia de acordo com a base da tinta, exemplo: a cor é rosa, mas é um tom mais fechado que tende pro purpura, as chances desse cabelo ficar roxo com a primeira aplicação do Dekap color é muito grande. Já fiz um teste quando o meu cabelo esta azul em uma pequena mecha e o meu cabelo acabou puxando pro verde, isso aconteceu por conta da base da pigmentação da tinta, em poucas aplicações é possível corrigir esse tons indesejados.

Recomendo as minhas amigas que usem o produto, pois não danifica os cabelos, o único problema é o cheiro (neste post fiz uma resenha sobre o produto e o cheiro, veja aqui)


Neutralização

A Neutralização é feita com OX de 10 ou 20 volumes no máximo, pó descolorante e uma pitada de tinta da cor oposta do seu cabelo. Exemplo acabei de fazer uma mecha verde no meu cabelo, caso eu quisesse neutralizar o verde eu teria de colocar uma pitada de ROSA na mistura, isso porque o verde e o rosa são cores opostas.

Pra ficar mais claro vou deixar uma roda de cores, (caso queiram pesquisar chama-se estrela de cores de oswald) vejam que as cores das pontas estão em lados opostos.



Veja neste segundo exemplo, rosa + verde = a neutralização, sempre quando uma cor é neutralizada por outra tende a puxar pra um tom acinzentado ou até mesmo branco dependendo da pigmentação.

Imagem do blog http://ninnywilliamssd.blogspot.com.br

Na neutralização usamos ox 10 ou 20 volumes, pois é o suficiente pra abrir as escamas do cabelo para a "pitada" de tinta oposta neutralizar a atual cor do cabelo. Esse processo é valido para qualquer cor, tanto fantasia quanto cores normais.
Quando você faz reflexos e o cabelo fica amarelo, verde, ou em qualquer cor indesejada a cabeleireira usa esta técnica para neutralizar a cor. 

Neste processo é importante (assim como todos) fazer o teste de mecha pra ver se tem a quantidade certa de tinta, muitas vezes a quantidade de tinta é elevada ou pouca, assim acaba não tendo o resultado desejado.

Aconselho a usar a neutralização quem esta com o cabelo bem desbotado, ou quem pintou com uma tinta bem fraquinha, pois quando neutralizamos uma cor tende a puxar pro acinzentado. Não recomendo usar esse método quem estiver com o cabelo muito danificado, aliás não recomendo nenhuma técnica que vá decapar o cabelo, pois já esta fraco e corre o risco de dar errado. Imagina ter que cortar o cabelo por conta de uma decapagem? Ninguém deseja isso certo!


Soap Cap

O Soap Cap é muito semelhante a uma descoloração, pois tem os mesmos componentes, porem, a distribuição é por igual (1-1) e tem adição do shampoo na mesma proporção (1-1-1), acaba se tornando uma descoloração branda, não tão severa quanto a tradicional.

Eu particularmente não recomendo para todos os casos, pois esse processo consegue retirar toda ou parte da tintura de tons de pastel ou cabelos desbotados, mas já para cores que estão "frescas" ou de difícil retirada não é possível dizer adeus em apenas uma aplicação. Mesmo sendo um processo mais brando não vai atingir o esperado em cores escuras. 
Sendo também uma descoloração o Soap Cap não é recomendado fazer várias vezes seguidas, pois da mesma forma que uma descoloração agride o fio este método também ira danificar os cabelos a médio prazo.


A minha dica de ouro para retirar uma tintura é primeiramente o Dekap Color e depois a Neutralização, pois estes processos não agridem ou apenas ressecam um pouco os fios, em terceiro eu indico o Soap Cap e em último lugar a Descoloração. Opte por não utilizar esse 2 últimos métodos e caso não tenha outra solução, faça sempre uma boa hidratação e siga o cronograma capilar (leia os posts sobre o cronograma capilar aqui). Lembre desta dica pra evitar o corte químico ou o emborrachamento dos fios.

Este foi o post de hoje, espero que tenham gostado. Ainda tem dúvidas? Alguma pergunta? Sugestão paras os próximos posts? Então deixa nos comentários!

Beijos e até a próxima.

Share this:

JOIN CONVERSATION

19 comentários:

  1. Adorei o post, serio kkk ! Beijos
    http://purcinos.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou do post Damaris.
      Beijos volte sempre!

      Excluir
  2. Oii Eliz, nossa não sabia de todo o procedimento, está tudo bem explicado, parabéns.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Respostas
    1. Muito lindos mesmo.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
    2. Olá boa noite faço relaxamento no cabelo e quero passar um vermelho será,que posso usar esse método par descolorir o cabelo

      Excluir
    3. Olá boa noite faço relaxamento no cabelo e quero passar um vermelho será,que posso usar esse método par descolorir o cabelo

      Excluir
    4. Olá, tudo bem?
      Eu não recomendo, o relaxamento é uma química que vai dentro da fibra capilar e muda a estrutura do fio, acaba não sendo recomendado descolorir os cabelos relaxados, pois podem se romper com muita facilidade. Te aconselho procurar uma boa cabeleireira para que ela possa avaliar a situação do seu cabelo.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  4. Oi Eliz...
    Nossa, muito interessante. Eu não sabia nada dessas coisas...pra mim só existia uma forma de descolorir os cabelos rs
    Muito legal mesmo.
    Bom fim de semana. Beijos

    http://blogdale3.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Bom fim de semana pra você também Leticia, então pra retirar a tintura do cabelo tem várias técnicas que podemos usar sem ter tanta agressão aos fios.
    Beijos, volte sempre!

    ResponderExcluir
  6. Olá Eliz, não sabia que tinha diferença entre esses processos, fiquei surpresa, pelas informações, pena que todas elas agridem o o cabelo né:( só fiz luzes simples e já me arrependi, kkk ficou hiper seco!
    Parabéns pelo post :)

    www.feminices1000.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Adriane
      Realmente são processos que agridem os fios, mas alguns menos como o dekap color a neutralização, essas técnicas não detonam o cabelo, as as demais é um veneno...
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  7. Olá Eliz, que bacana essas dicas de descoloração, eu não sabia dessas diferenças :) Se eu fosse decapar meus fios radicalmente eu pintaria na cor rosa. acho lindo, mas sei se iria combinar comigo(rsrs)
    Bom fim de semana, bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seria uma bela escolha laís, rosa combina com todo tom de pele, alias todas as cores fantasia combina com todo mundo, só precisa ter atitude.
      Beijos, volte sempre :)

      Excluir
  8. realmente cor não clareia cor
    esse descolorante sem amônia
    é ótimo pois agride menos os cabelos
    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim Nanda, afinal todos os processos de alisamento e coloração já agridem os fios, então temos que procurar métodos menos agressivos.
      Beijos, ótima noite :)

      Excluir
  9. Eu não entendo nada de cabelos e amei seu post, não sabia dessas técnicas, só ouço falar da descoloração, muito explicativo... Parabéns

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria
      Muitas pessoas tem duvidas sobre cabelo e acabam pensando que tudo se resolve com uma descoloração, mas nem sempre, as vezes podemos corrigir erros com produtos menos agressivos.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir