Conhecendo o cronograma capilar: Bônus


Imagens|Tumblr

Recentemente comecei uma série de matérias sobre o cronograma capilar (leia o post aqui)e prometi que após detalhar um pouco de cada fase iria postar uma matéria Bônus.
Hoje vou compartilhar com vocês quando devemos parar o cronograma.

Quando o cabelo esta fragilizado, quebradiço, sem vida logo pensamos "é hora de começar o cronograma capilar", mas quando o cabelo volta a ser macio, sedoso, brilhoso e forte o que devemos fazer? Logo vem a dúvida "será que devo parar com o cronograma?", pois então meninas é esta dúvida que vou esclarecer hoje, quando devemos parar o cronograma capilar. 

Explicação rápida: A finalidade do Cronograma Capilar é repor os nutrientes que os cabelos perdem apos tratamentos químicos ou "naturais". Quando digo "naturais" me refiro á ação do dia a dia sobre os fios, o ato de lavar os fios, exposição ao sol e entre outros.


Existe algum momento ideal para começar o cronograma?
Não, o cronograma pode ser feito a qualquer momento, o tratamento é ideal para as pessoas que fazem descoloração, coloração e química em geral.
Para estas pessoas que citei a cima é essencial o uso do cronograma, pois os fios perdem massa, maleabilidade e acabam tendo pontas duplas, tudo isso por conta dos processos químicos que o cabelo sofre para ficar liso, platinado e entre outros, ou seja se o seu cabelo é descoloridos você deve fazer o cronograma capilar para repor os nutrientes que se perderam durante o processo, se você faz progressiva você também deve fazer o cronograma.

O que sempre digo é tenha disciplina e use produtos de qualidade, se você optar por produtos naturais, use de forma correta e em pouco tempo terá um bom resultado, o cronograma feito de forma correta salva os fios, mas o cronograma mal feito não tem resultado e dependendo da fase pode destruir os seus cabelos


Mas Eliz a minha dúvida é, quando devo parar o cronograma?
Quando você notar que os fios estão saudáveis, esse é o momento ideal para parar.
Tem algumas dicas que ajudam muito na hora de decidir se para, muda os produtos ou continua com o cronograma.

Vamos fazer o teste? Pare o Cronograma por 1 semana e veja o resultado.

1° Caso: Se o cabelo se manter bonito, brilhoso, maleável, sedoso (...), comportado você pode para com o Cronograma Capilar, passe a usar os produtos de tratamento apenas 1 vez na semana de acordo com as necessidades do seu cabelo.

Neste caso não será necessário você voltar a fazer o cronograma, será necessário fazer tratamentos específicos.

Exemplo: Se você estiver a 2 ou 3 semanas sem o cronograma e o cabelo continuar legal, mas quando for fazer a escova percebe que os fios estão ásperos, você precisará fazer uma hidratação, caso os fios estejam porosos será necessário uma nutrição e só será necessário voltar o tratamento completo caso não tenha como resolver os problemas com a etapa referente aquele dano.

2° Caso: Se o cabelo voltou a ficar poroso, ressecado, fraco você deve voltar a fazer o Cronograma.

Neste caso será necessário você voltar a fazer todas as fases do cronograma capilar, este momento é ideal que você analise os produtos que esteve usando , pois pode ser que os produtos não estão fazendo mais efeito no seu cabelo ou você possa precisar de produtos mais fortes. O seu cabelo também ode estar danificado de uma forma que não tem cronograma que o salve, então o melhor é cortar toda a parte danifica (se possível). Nesses casos não tem salvação.

Dicas valiosas 

Toda vez que for secar o cabelo com o secador use um Termo-Protetor. Vale a pena gastar um pouco mais pra comprar um produto de qualidade.
Abandone a chapinha.
No caso das coloridas, use descolorantes e ox de qualidade.


Espero que vocês tenham gostado do post Bônus "Conhecendo o cronograma capilar", deixem nos comentários dúvidas sobre o cronograma, e ideias para os próximos post, beijos e até a próxima. 

Share this:

JOIN CONVERSATION

14 comentários:

  1. Amei o post *-*
    http://meninadescolada2014.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Maily
      São dicas simples que ajudam e muito na hora de para com o cronograma :)
      Volte sempre!

      Excluir
  2. otimas dicas vou segui com certeza, meu cabelo esta seco.
    Bjus

    http://geriferreira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então investi em uma boa hidratação Gerri que o seu cabelo vai ficar lindo.
      Beijos volte sempre!

      Excluir
  3. Estou aqui não apenas como amigo, blogueiro, leitor, estou como admirador, pois vejo seu trabalho e me orgulho por acompanhar sua evolução e tenho certeza que a cada dia que passa você vai mais longe e quero poder caminhar junto com você e te apoiar nessa longa caminhada. Parabéns amiga <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado amigo, você é uma pessoa muito especial em minha vida, fico muito agradecida por você ter gostado do meu trabalho, estou muito, mais muito feliz :D <3

      Excluir
  4. Adorei o post! Eu quase nunca fico fazendo coisas para meu cabelo ficar bom, sempre uso coque e boa, mas eu to precisando dar uma mudada e uma hidratada e sem pagar caro, hehe. Vou usar suas dicas!
    Gostei muito do teu blog, viu? To seguindo :DD
    Beijos, www.the-garden-of-black-roses.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou do post Isabela, é sempre bom fazer algumas hidratações o cabelo fica lindo, eu sou adepta de produtos mais naturais, produtos alternativos e sempre posto no blog coisas baratas que ajudam os nossos cabelos.
      Também gostei do seu blog e estou te seguindo :)

      Excluir
  5. Olá Eliz adorei as dicas, pois tudo que se trata de cabelo já fico curiosa para saber de tudo rsrsr :)
    http://www.aslembrancinhasdecasamento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, sou muito curiosa, adoro saber das novidades pros cabelos e principalmente as naturais :)
      Volte sempre, beijos!

      Excluir
  6. Dicas preciosas o difícil e deixar a chapinha :( as vezes eu preciso alisar pelo menos a franja... Vou ter que fazer esse cronograma para cuidar de meus cabelos! e vou acompanhar seu blog para saber as novas do seu cabelo :)
    lindo final de tarde e dia da mulher!
    bjus

    http://divaemaquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é Francisca, quando comecei o cronograma tive que abandonar a chapinha, agora uso 1 ou 2x no mês, uso o secador da Conair, ele é giratório e me ajuda muito a domar as madeixas rs.
      Ótimo fim de semana e Feliz dia da Mulher.
      Volte sempre, beijos!

      Excluir
  7. Amei as dicas, eu faço progressiva então sempre tem que está cuidando fazendo hidratações etc... Porque a química é uma coisa que deixa os nossos fios muito fracos. Beijos<3
    http://makeupdathai.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo, toda química enfraquece o fio, mesmo que deixe lindo e tal, se não tiver cuidado acaba virando um desastre com o passar do tempo.
      Beijos, volte sempre Camila

      Excluir