Conhecendo o cronograma capilar: Hidratação


Imagens|Google


Há alguns dias comecei com uma série de matérias sobre o Cronograma Capilar (veja o post aqui), hoje vou compartilhar com vocês os meus segredos na hora da hidratação, segredos esses que fui descobrindo ao longo do tempo e ao conhecer alguns Blogs maravilhosos e com algumas receitinhas simples também (receitinhas da mamãe rs).
A Hidratação é tão importante quanto às demais etapas, portanto nada de deixar de lado ok!

Algumas amigas me perguntam como tenho o cabelo bonito, como mantenho a cor, como o meu cabelo é forte, como não caiu quando comecei a descolorir, não acreditam quando digo que tenho muito cuidado e não gasto horrores parta manter o meu cabelo bonito, mas é a mais pura verdade, tenho sempre alguns cuidados básicos para garantir a saúde dos meus fios.

Cuidados importantes:
Comprar o shampoo adequado para o seu tipo de cabelo, se você colore os fios não adianta usar shampoo para cabelos “naturais” (cabelos virgens).

O condicionador é tão importante quanto o shampoo, pois fecha as cutículas dos fios.

Devemos fazer uma hidratação por semana (dependendo da faze do cronograma)!

Use protetor solar e térmico

Não se esqueça do reparador de pontas.


A hidratação ajuda a repor a umidade que os fios perdem diariamente com agressões como o vento, poluição, raios UV, água quente (opte por lavar o cabelo com água morna ou fria e sempre massageei o couro cabeludo com a ponta dos dedos).
Se as agressões do dia-a-dia danificam os nossos fios imagina o quando prejudicamos o cabelo com o alisamento, progressiva, isso que nem citamos as escovas e a chapinha (a chapinha é a vilã dos nossos fios), para que os seus fios fiquem bonitos é preciso repor os nutrientes e a umidade perdida.

Então vamos esclarecer algumas coisas:
A hidratação é a primeira etapa do Cronograma Capilar, com ele as fases de Nutrição e Reconstrução iram surtir efeito no seu cabelo, se a etapa da Hidratação não for feia adequadamente o cabelo não ira repor a quantidade necessária de umidade para manter os nutrientes das demais etapas. O cabelo não tem a umidade necessária para ser saudável tende a quebrar com maior facilidade, não absorve a cor (no caso das coloridas) geralmente os fios ficam com aspecto de palha, sem brilho, maciez…
Quando comecei a minha saga pra ter o cabelo colorido (tinta fantasia) aprendi da pior maneira como o cabelo “sem vida” pode ser, cai na “bestagem” de querer fazer a reconstrução sem seguir os passos do Cronograma, achava que só fazendo umas reconstruções e a progressiva já iria deixar o meu cabelo bonito de novo, foi tudo engano, o meu cabelo começou a quebrar (quebrou muito) as pontas que estavam porosas por conta das múltiplas descolorações ficaram horrorosas. (eu insistia em fazer a “querida chapinha” toda semana).


Mas Eliz qual foi o resultado?
O meu cabelo ficou tão danificado que não tive outra opção, tive que cortar nenhuma hidratação, nutrição ou reconstrução iria salvar os meus fios devido ao estado que estava. O resultado foi esse, cabelo curto e ai sim comecei a cuidar adequadamente do meu cabelo.

Ou seja, nunca, de forma alguma caiam na besteira de deixar de não fazer da forma correta a fase de hidratação, é a mais importante do cronograma e será essa etapa que ira garantir a eficácia das demais fases.
Lembrando que não tem como a Hidratação transformar os seus cabelos, esta fase ira trazer de volta o brilho, a maciez e a maleabilidade dos fios, se os seus cabelos tiveram esse resultado então você esta no caminho certo, as demais fases irão trazer a força, resistência e a massa aos seus cabelos.
Alguns dos componentes que devem ter no creme de Hidratação:
Babosa, Vitamina A, Vitamina B5, Glicerina, extrato de algas, mel, geleia real…
Esses são alguns dos componentes conter no creme de Hidratação, vale ressaltar que é importante ler o rótulo, pois os primeiros ingredientes são os que tem a maior concentração.
Continuo usando o creme de Hidratação da Nazca (para ver o post clique aqui), este creme é muito bom pra batizar, usei para fazer a Hidratação NOTA 10 (veja o post aqui).
Não uso creme caro pra Hidratação procura por produtos de boa qualidade, mas que tenham um preço acessível. (geralmente eu leio muitas resenhas antes de comprar)


Então se lembrem das dicas da “tia” Eliz, não pule nenhuma fase do cronograma, não faça apenas uma fase, pois o excesso também faz mal pros fios, se possível de preferência a produtos naturais, os efeitos são maravilhosos, invista em produtos mais caros nas fases de Nutrição e Reconstrução, pois com estes produtos você terá a certeza que possui a quantidade certa dos nutrientes que o teu cabelo precisa.

Logo irei postar as outras 2 fases do cronograma e um Bônus pra esclarecer as duvidas frequentes.
Espero que tenham gostado, beijos e até a próxima.

Share this:

JOIN CONVERSATION

20 comentários:

  1. Quando descobri o cronograma capilar confesso que me enchi de dúvidas, mas pesquisando puder perceber que não é tão difícil quando alguns Blogs pintavam ou até mesmo complicado. Estou no meu segundo mês de tratamento e estou amando cada passo e como meu cabelo vem reagindo com cada máscara. RECOMENDO muito, principalmente para quem usa química nos cabelos.

    Bjokas
    Alê Leca
    Comunidade da Beleza.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Toda colorida deve fazer o cronograma, me arrependo de não ter começado antes :)

      Fico muito feliz em saber que você esta no segundo mês do cronograma Alê
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  2. Estou tentando melhorar a qualidade do meu cabelo, estou fazendo hidratações todas as semanas, passando protetor térmico e óleo de arga nas pontas para repara-las, não sigo cronograma, faço do jeito que melhor se adequá no meu cabelo ^^
    Adorei o post

    http://docemakesfraan.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No post Conhecendo o cronograma capilar Bônus, falo sobre isso, as vezes não é necessário fazer todas as etapas do cronograma ou manter todas as etapas, as vezes é preciso apenas tratas os problemas específicos com as fases específicas óleo de argan é tudo :)
      Beijos volte sempre!

      Excluir
  3. Olá gente, confesso que com essas dicas aprendi bastante!! Para mim foi bastante útil, pois meu cabelo está super fraco :) Bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Laís, antes de fazer esses posts o meu cabelo também tava muito fraquinho (is ou menos em Outubro de 2013), mas depois que comecei a cuidar da forma certa o meu cabelo voltou a ficar bonito e mesmo agora depois da caca que fiz o meu cabelo ta bem forte.
      Beijos, volte sempre

      Excluir
  4. Olha tu tens-me dado dicas mesmo bastante importantes para me ajudares a ter um cabelo mais bonito, Obrigada querida!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Joana, estou muito feliz por saber que as minhas dicas estão te ajudando.
      Beijos, volte sempre

      Excluir
  5. Dicas preciosas para quem quer começar o cronograma! muito bem explicado vou tentar fazer e depois conto no blog como ficou o meu cabelão! rsrsrs
    Lindo dia amiga!
    bjus

    http://divaemaquiada.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A conta mesmo, quero saber como o seu cabelo vai ficar, com certeza vai ficar lindo :)
      Boa semana linda, beijos, volte sempre!

      Excluir
  6. É incrível olhar pro seu cabelo, ver ele pintado de uma cor dessas que sempre danificam os fios, e ainda assim ele ter uma cara de saúde kk' completamente diferente do meu, que nunca viu uma química se quer, e parece ser muito mais danificado que o seu. Quando eu li o post sobre o cronograma eu fiquei muito interessada por começar logo, e passar a ter mais cuidados como cabelo, afinal, é a nossa identidade praticamente kk' Vou começar a tomar mais cuidado com essa parte da hidratação mesmo, pelo menos uma vez na semana. Admito que a maioria das vezes, acabo esquecendo ou deixando de fazer por pura preguiça :/ Parabéns pelo seu post e pelo seu cuidado! Beeijos s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Maria, mas eu apanhei muito antes de ter o cabelo bonito, quando eu comecei a pintar de cor exótica foi de rosa e achava que era só lavar e pronto, nossa meu cabelo ficou parecendo uma palha, então resolvi procurar algumas soluções e conheci o cronograma e fui procurando os produtos certos pro meu cabelo.
      Faz o cronograma coloca uma etiqueta no seu guarda-roupa pra lembrar os dias de cada etapa :)
      eu faço mais ou menos isso pra não esquecer.
      Beijos e força

      Excluir
  7. Gente teu cabelo é um luxo de lindo. Quando inventei de descolorir o meu há uns 13 anos atrás num tinha essa de cronograma não, daí vocẽ imagine uma mulher que descoloriu, tingiu de cereja e que depois de duas semanas o cabelo parecia uma garrafa de fanta! Eu fiquei com o cabelo detonado, laranja e horroroso! Fui cortando e escurecendo porque achei o ó

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Imagino, quando eu comecei a pintar de preto azulado em 2007 não tinha todas essas dicas imagino a 13 anos o sofrimento...
      Já tive vontade de pintar o cabelo de vermelho Pequena Sereia, mas nunca consegui então desisti.
      Beijos volte sempre :)

      Excluir
  8. O cronograma capilar parece ser muito bom mesmo, estou pensando em começar pois minhas pontas estão um pouco quebradas devido a química.
    Beijos<3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Começa sim Thalita, no blog tem todas as fases detalhadas do cronograma.
      É bom você começar porque ai você consegue ver se vai salvar as suas pontas ou não, no meu caso salvou o meu cabelo quando eu comecei.
      Beijos

      Excluir
  9. Acho esse assunto bem serio e tem que ser feito com muita atenção o cuidado com os cabelos tem que ser redobrado, ainda mais se vc quer um cabelo bonito e saudável. Acho que vale muito a pena o cronograma.

    www.prontaprabrilharmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo plenamente Laine tem que ter muito cuidado e se vê que não ta tendo efeito, mesmo tendo muito cuidado tem que procurar um profissional pra ver o que ta acontecendo.
      Essa é só a fase de hidratação dificilmente vai trazer risco pros fios, agora a fase de reconstrução é a fase que pode detonar o cabelo em poucas aplicações.
      Beijos :)

      Excluir
  10. Oi Eliz, bem...não faço nada no cabelo, só lavo...mas estou precisando fazer alguma coisa. Estou tomando coragem para fazer esse tal de cronograma capilar...boas dicas! Vou tentar usá-las. Bjs
    http://todaprincesamerece.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oiii Julini, tenta usar algumas dicas sim, avalia no que o seu cabelo esta precisando, se esta seco, se esta quebradiço e ai começa a hidratar :)
      Beijos, volte sempre!

      Excluir