Conhecendo o Cronograma Capilar

Imagens|Google

Ola pessoal, tudo bem?
Hoje eu vou falar de um assunto delicado, quem tem cabelo colorido e nunca detonou pra ficar platinada ou pra mudar a cor?
Eu que o diga já detonei o meu cabelo pra ficar com a cor desejada e confesso pensei que fosse ficar careca, ficou muito fraco na época (me arrependo das loucuras que fiz).
Á menos de 2 anos que estou nesse mundo de descoloração, destruição e reconstrução dos fios mas posso afirmar que não é um produto que ira salvar o seu cabelo, o que ira salvar o seu cabelo (e o que salvou o meu) é a determinação em procurar os produtos certos pro seu tipo de cabelo, é o rigor em seguir o CRONOGRAMA CAPILAR do inicio ao fim e claro se o produto não der certo não adianta continuar usando que não vai ajudar em nada e o principal é a paciência, não é do dia pra noite que o teu cabelo “detonado” vai voltar a ser forte, talvez você leve meses tratando e mesmo não obtendo o resultado de imediato tem que ter disciplina pra manter o tratamento.
Li em muitos blogs sobre o CRONOGRAMA CAPILAR, mas em nenhum deles diz de quem foi à ideia, quem foi que usou primeiro, mas todos seguem os mesmos princípios, paciência e disciplina pra conseguir bons resultados e deixar de sofrer tanto quando penteia o cabelo e vem aquele monte de fios quebrados.
1355021160157
Então vamos conhecer as 3 etapas do cronograma?

Hidratação

Nutrição

Reconstrução


Mas como funciona essas 3 etapas?
Hidratação: 

As mascaras são à base de Babosa, D-panthenol (Vitamina A), Vitamina B5, Bepantol, Glicerina, extrato de algas, mel, geleia real, etc.
Responsável pela reposição da água nos fios o que é essencial para o cabelo se manter saudável e ter uma melhor absorção dos nutrientes e proteínas.

 Lembrando: Não é necessário utilizar uma linha inteira de produtos da mesma marca.


Nutrição: 

As mascaras são à base de Ceramidas, Manteigas e óleos ( Argan, Karité, Tutano, Abacate, Cupuaçu, Coco, Oliva, Murumuru, Semente de Uva, Cacau), proteínas do leite, trigo, creatina, etc.
Reconstrução: 

Ingredientes importantes Queratina, Colágeno e Aminoácidos (Arginina, Lisina, Prolina, Cisteína) , etc.
O momento em que fazemos a Reconstrução é o momento que devemos identificar o que o seu cabelo precisa, nesse momento conseguimos ver se o cabelo continua poroso, elástico, quebradiço, com
FRIZZ

Lembrando: Leia sempre o rótulo, pois os primeiros “ingredientes” são os que têm a maior concentração nas mascaras, os demais a quantidade é irrisória.


Dica: Se o seu cabelo esta elástico invista na reconstrução, faça uma a cada 15 dias, aproximadamente 3 ou 4 aplicações (uma a cada 15 dias). Não estenda o uso se o seu cabelo já estiver forte, volte a seguir o cronograma. O uso prolongado de produtos de Reconstrução faz com que os fios fiquem duros e quebrem com maior facilidade!

Annex - Blyth, Ann (Mr. Peabody and the Mermaid)_NRFPT_01

Mas vou precisar comprar produtos caríssimos?

Primeiro procure produtos baratos, se eles suprirem a necessidade do seu cabelo não é necessário partir pra um produto caro, lembre sempre de ler o rótulo dos produtos pra não comprar “gato por lebre”. Você também pode usar produtos naturais para misturar com cremes mais em conta, um bom exemplo é a mascara de Hidratação da NAZCA POWER com Amido de Milho, hidrata os fios e os deixam brilhosos (já contei pra vocês em outra matéria sobre os produtos que uso no meu cabelo a mascara de hidratação da NAZCA, quem não viu então corre lá e da uma olhada).
Ou seja, não é preciso ir de cara comprar um produto caro, comece pelo mais em conta e veja como o seu cabelo reage aos produtinhos e conforme for você vai comprando alguns produtos mais caros.
collage

Então vamos ao que interessa, com qual frequência vou fazer o cronograma capilar?

Esse é + ou – um padrão seguido por outras adeptas.

1° Fase Hidratar- 2 dias sem lavar

Hidratar 2 dias sem lavar
Nutrir 2 dias sem lavar

2° Fase Hidratar- 2 dias sem lavar

Nutrir 2 dias sem lavar
Nutrir 2 dias sem lavar

3° Fase Hidratar 2 dias sem lavar

Nutrir 2 dias sem lavar
Reconstruir 2 dias sem lavar

No final da 3° fase volta para a 1° fase.
Não é necessário que você siga todos os dias de descanso a risca, pode alterar de acordo com a quantidade de vezes que lava o cabelo na semana.

Porque 2 dias sem lavar o cabelo?

É aproximadamente o tempo que os produtos que você usou nos cabelos se mantém fazendo efeito ;)
coloration-cheveux-rainbow-wisely-chosen-6

Importante: Isso eu aprendi com o tempo não adianta comprar o produto sem ler o rotulo (mais uma vez eu frisando sobre o rótulo), muitos produtos dizem que tem níveis elevados de alguns componentes e na verdade não tem, você acaba comprando um produto que não faz efeito e depois reclama que o cabelo continua ruim. Devemos lavar os cabelos com shampoo, passar a mascara, usar o condicionador, passar creme de pentear ou reparador de pontas. Não adianta usar o condicionador achando que vai hidratar ou nutrir os cabelos.

Atenção: Muito cuidado com os produtos da fase de Nutrição e da fase de Reconstrução muitos produtos que dizem “Nutrir” ou “Reconstruir” não fazem nada do que promete na embalagem, sempre leia o rótulo e veja a ordem dos componentes e se necessário opte por produtos mais caros, pois você terá mais garantia de que é o produto ira suprir as necessidades dos seus cabelos.

Então agora é só se jogar no Cronograma e buscar cremes que funcionem no seu cabelo. Espero que vocês tenham gostado da matéria, provavelmente não vou postar por alguns dias, pois vou preparar outras matérias mais detalhadas sobre cada etapa do CRONOGRAMA CAPILAR pra explicar a vocês como funciona cada etapa, quais produtos são legais de utilizar, o que não usar DICAS que sempre faz bem e algumas receitinhas caseiras que dão certo!


Beijos pessoal e até a próxima, não se esqueçam de me adicionar no FACEBOOK, seguir o blog e deixar um comentário, vou adorar responder as perguntas de vocês e saber o que usam nos cabelos.

Share this:

JOIN CONVERSATION

20 comentários:

  1. Òtimo post adorei a explicação quero fazer esse cronograma meus cabelos precisa e muito rs.
    Te convido com todo carinho para conhecer o meu blog *-* Beijos

    http://sempremissmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, logo postarei sobre cada fase do cronograma.
      Vou visitar agora o seu blog!

      Excluir
  2. Adorei a postagem. Mas fiquei mais focada na sua foto com cabelo colorido, foi mal! HAHA brincadeira. É importante que as pessoas conheçam o cronograma capilar, ainda mais que vive mudando a cor do cabelo. Mas tenho uma dúvida, que ninguém consegue me explicar: o que é cabelo elástico? ><
    Adorei seu bloog, estou seguindo :3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hehehe
      Úrsula, a elasticidade é a capacidade que o fio tem de esticar e voltar ao seu estado normal, é por isso que puxamos os fios e eles não quebram com facilidade, porém quando utilizamos produtos químicos em excesso os fios perdem essa elasticidade natural e quebram com um simples toque. A fibra capilar perdeu toda a sua elasticidade natural e acaba tendo aspecto emborrachado quando é molhado isso acontece muito com as descolorações. Espero ter esclarecido a sua dúvida! Obrigado

      Excluir
  3. Adorei as dicas, o post tá muito bacana e explica direitinho todos os passos. Parabéns ao blog e sucesso :)

    ResponderExcluir
  4. É pá... tenho de ver se estas dicas servem para o meu cabelo que infelizmente está uma verdadeira lastima, é que explicas tão bem que me estou mesmo a sentir tentada, só tenho de ir comprar as coisas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segui menina, o cabelo fica muito bonito e repõe os nutrientes perdidos durante os processos químicos, depois me diz as melhoras que o seu cabelo teve.

      Excluir
  5. Já tinha visto esse cronograma prometi que iria segui-lo mas acabou que nada esse seu post fez com quer eu voltasse a me organizar ameii!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Dhannih, fiquei muito feliz em saber que o post te ajudou a ter força pra começar o cronograma. Vale muito a pena, o meu cabelo é colorido então já viu, precisa de muito cuidado pra não ficar no ralo rs
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  6. Excelente post!
    Não conhecia sobre o cronograma capilar.
    Meus cabelos vão bem, obrigada! rsss
    Mas com certeza irei indicar o post para algumas meninas que conheço que também adoram cabelos coloridos e deram uma boa "judiada" neles!
    Muito bom!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Gaby, fico feliz que os seus cabelos estão bem.
      Toda colorida merece conhecer o cronograma aprender a cuidar dos fios.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir
  7. Ótimo post.. eu já conheço esse cronograma capilar, ele realmente é ótimo. O cabelo fica com mais brilho e macio.

    beeeijos
    www.beabadabeleza.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Né, o cabelo fica lindo, repomos exatamente o que precisa. Muitas vezes acabamos detonando o cabelo sem nem perceber e o cronograma ajuda a recuperar os fios danificados.
      Volte sempre!

      Excluir
  8. Eu sempre vejo post sobre o cronograma capilar e sempre alguém posta algo de diferente alguma coisa que aprendeu com algum profissional. Fora que tem muita gente que ainda tem muita duvida. Adorei o post e o blog.
    Bjokas
    www.prontaprabrilharmakeup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, tem muita gente que continua com dúvida sobre o cronograma, ter muitos post é bom pra poder tirar as dúvidas :)
      Fico feliz que gostou do blog, beijos

      Excluir
  9. Já li muitos posts sobre cronograma capilar e já pensei em fazer, mas antes vou fazer uma consulta com uma dermatologista pois estou com uma descamção exagerada na pele e no couro cabeludo, como inicio de psoríase e nenhuma das meninas que faz cronograma soube me dizer se tem algum problema.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha é bom você procurar um dermatologista, a uns anos eu passei por muito estresse (muito mesmo), tive queda de cabelo e uma descamação no couro cabeludo que ia até as sobrancelhas, coçava muito, a pele ficava muito vermelha, no meu caso a dermatologista me passou 2 shampoos e um creme, o primeiro shampoo não deu resultado nenhum e ela queria que eu cortasse o cabelo, por fim não comprei o restante dos shampoos e creme. No meu caso fui promovida no trabalho e fui pra uma área mais calma, questão de semanas toda a descamação sumiu e o meu cabelo parou de cair, mas isso foi no meu caso.
      Virou um texto... Mas vai no dermatologista mesmo por que cada organismo é diferente e na maioria das vezes que se tem descamação não é bom usar creme, condicionador (...) e afins, pois tende a piorar a situação.
      Boa sorte :)

      Excluir
  10. Estou precisando de um cronograma desse, paciencia eu tenho o que pega é a disciplina, sempre vejo blogs falando sempre desse cronograma e sempre aprendo algo novo.

    Beijos
    www.mariaulhoa.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também, sempre aprendo algo novo, tem que ter disciplina pra ter efeito.
      Maria sei que você consegue, começa o cronograma e você vai ver o seu cabelo ficar bonito :)
      Beijos

      Excluir