Conhecendo o cronograma capilar: Nutrição


Imagens| Google

Olá meninas tudo bem?
Continuando a série de matérias sobre o Cronograma Capilar hoje vou esclarecer um pouco mais sobre a fase de Nutrição, é nesta fase responsável pela reposição lipídica dos fios. Nesta fase cria uma espécie de barreira que protege os fios não deixando que percam a umidade que ganhou durante o processo de Hidratação.

Decepções:
Quando o cabelo não é Nutrido da forma correta os fios não conseguem reter a umidade então acontece da seguinte forma: Você Hidrata o cabelo e fica lindo no primeiro dia, no segundo a situação muda por completo os fios ficam secos e toda aquela “mágica” do dia anterior some.
Isso acontece quando o cabelo não tem umidade o suficiente para manter a maleabilidade (maciez, brilho…), ou seja, não adianta querer nutrir ou fortalecer o fio que não tem água o suficiente para receber os nutrientes.

As fases de Hidratação e Nutrição se completam como em um passe de mágica e isso é que ira garantir o resultado do cabelo brilhante, hidratado e macio. Quando a fase de nutrição é feita de forma adequada os fios conservam a “água” adquirida na fase de hidratação e mantém os nutrientes.
Estes são alguns dos nutrientes que devem conter na nutrição dos fios
Ceramidas, Manteigas e óleos de Argan, Karité, Tutano, Abacate, Cupuaçu, Coco, Oliva, Murumuru, Semente de Uva, Cacau (…), proteínas hidrolisadas, leite, trigo, creatina, etc.

Em breve vou ensinar como fazer óleo de Coco e óleo de Tutano.

Como vou saber que a mascara de Nutrição é mesmo para nutrição?
Vale a pena lembrar-se da dica da “tia Eliz”, leia o rótulo e identifique se os componentes para nutrição estão no inicio do rótulo, caso estejam no fim não vale a pena comprar, pois o produto ira agir como uma mascara Hidratante e nesta fase não é isso que queremos.

E se eu não comprar uma mascara e optar por produtos naturais?
Se feito de forma correta o efeito será melhor do que á de muitos cremes de nutrição que tem no mercado (falo sério). Prefiro usar produtos naturais nos meus cabelos, (uso creme de nutrição também ok) na maioria das vezes tenho resultado melhor do que com alguns cremes, então se você tem como usar produtos naturais não pense duas vezes, “vá” nutrir o cabelo com abacate, com coco, tutano… Não é necessário deixar de usar os cremes industrializados, pode ser conciliada parte da semana com cremes e a outra parte com produtos naturais.
Essa é a minha opinião ok!


Dicas:
Pesquise bastante e compre produtos de boa qualidade, pra isso será necessário “colocar a mão no bolso” (literalmente falando), mas o resultado será satisfatório, pois só assim você vai ter um produto de boa qualidade.

Compre os produtos de acordo com o estado do seu cabelo, pois se o seu cabelo estiver muito danificado e decidir usar um produto mais “fraquinho” o resultado não será satisfatório e isso vale para os cabelos que não estão muito danificados.

Alerta:
Se você não tem grana pra recuperar um cabelo detonado (em todos os sentidos) e não tem disciplina para manter o cabelo colorido, platinado com o cronograma pense muito antes de sair descolorindo!

Se este for o seu caso opte por usar apliques coloridos de fita adesiva ou tic-tac.

Testem muitos produtos, mudem o cronograma capilar de acordo com o estado do seu cabelo por que é apenas dessa forma que é possível saber quais produtos dão certo ou não no seu cabelo. (depois a pessoa me chama no face e diz: comigo não funcionou)

Espero que essas dicas possam ajudar aos que estão na batalha com os cabelos coloridos, não se esqueçam de deixar nos comentários o que vocês usam nos cabelos para mante-los bonitos, beijos e até a próxima!

Share this:

JOIN CONVERSATION

4 comentários:

  1. Meu deus! Tudo que eu precisava ler! huaha
    Vivo estragando meu cabelo =/
    Adorei conhecer teu bloguinho, estarei sempre por aqui <3
    Beijão!

    minhassingularidades.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aahahahahhahahahah
      Fico feliz que você gostou do blog Jéssica!
      Sei como é estragar o cabelo, já fiz muita caca... :(
      Volte sempre, logo postarei a parte de reconstrução e um bônus sobre o Cronograma.
      Beijos.

      Excluir
  2. Eu sou meio relaxada com meus cabelos, amei conhecer essas dicas!
    Beijos.
    http://blogdafrancoise.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também era bem relaxada Francoise, mas depois que comecei a descolorir tive que aprender a cuidar muito dos cabelos!
      Que bom que você gostou das dicas :)
      Beijos volte sempre!

      Excluir