Cabelos: Fortes e saudáveis


Imagens|Google


Há tempos venho pesquisando sobre os alimentos que auxiliam no fortalecimento e crescimento dos fios, então vou compartilhar com vocês o conhecimento que agreguei com o passar do tempo, são alimentos que todos temos em casa, mas acabamos não ingerindo a quantidade necessária ou de forma que venha a ser eficaz no nosso organismo.

Todos devem ter uma alimentação balanceada para que o nosso corpo e mente possa funcionar adequadamente!

Cabelos quebradiços:
Para os cabelos quebradiços, não pode pentear os fios o chão fica repleto de pequenos pedaços de cabelo, significa que os seus fios estão carentes de Vitamina H ou B8 (Biotina), estão presentes nos seguintes alimentos:
Arroz integral, frutas, nozes, pólen de flores, iogurte, ovos, carne, leite.


Como deixar o cabelo forte e hidratado:
Para que o cabelo permaneça forte é necessário que tenhamos em nossa alimentação alimentos ricos em ômega 3 e as Vitaminas e D e E.
A Vitamina D facilita a absolvição do fósforo e cálcio no organismo, diminui o risco de Diabetes do Tipo 1, ajuda a emagrecer, fortalece os dentes e ajuda a aumentar a força muscular. (ufa, santa Vitamina D heim!) A Vitamina E é antioxidante!
O ômega 3 é importante para prevenir doenças cardiovasculares e diminuir o risco do câncer de mama.

Estão presentes nos seguintes alimentos:
Peixes e sementes oleaginosas (linhaça, girassol, gergelim, castanha do Pará…)



Se os cabelos estiverem secos:
Quando os cabelos estão secos (ficam espigados) significa umidade e óleo o suficiente para manter o brilho e a textura saudável. Algumas dicas podem ajudar a evitar que os fios fiquem secos, como, evitar lavar a cabeça com água quente, uso excessivo da chapinha e secador.
Opção para reparar os cabelos secos é a manteiga de karité.
Um alimento que auxilia a prevenir e a reparar os cabelos secos é o Abacate, tanto passar nos cabelos como uma hidratação quanto na ingestão (vitamina de abacate é uma delicia puro com limão também).


Cabelo oleoso:
Oleosidade em excesso acontece quando as glândulas sebáceas produzem a oleosidade natural do couro cabeludo em quantidade maior que o necessário. Alterações hormonais e o estresse pode agravar este problema.
Betacaroteno além de ser antioxidante controla a produção sebácea.
Os vegetais e frutas nas cores amarelas, verde escuro e laranja são excelentes fontes de Betacaroteno.
Lembrando que o fígado é rico em Betacaroteno ok!


O que causa a queda capilar?
A queda de cabelo pode ter vários fatores como, genética, falta de nutrientes, ansiedade, pós-parto, produtos químicos e etc., se a queda for em quantidade significativa o ideal é procurar o dermatologista para identificar a causa e tratar do contrario podemos evitar ou controlar com alguns minerais e Zinco
As sementes oleaginosas são fonte desses minerais.


Importante:
O cabelo tem cerca de 65% á 95% de proteína, sendo assim nem é preciso dizer o quanto uma alimentação saudável e rica em proteína é necessária para ter os fios saudáveis.
Alguns alimentos que são ricos em Proteínas são as carnes vermelhas, peixe, ovos, frango, grãos, queijos e derivados, as proteínas estimulam o crescimento e o fortalecimento dos fios além de ajudar a combater a queda e dar força e brilho ao cabelo.


Espero que tenham gostado ao longo da próxima semana vou falar mais sobre esses alimentos, sucos, saladas, vitaminas (…) que fazem bem para a pele, corpo e deixam os nossos cabelos lindos, afinal não adianta comprar produtos caros se não começar cuidando de dentro pra fora. Beijos e até a próxima!

Share this:

JOIN CONVERSATION

26 comentários:

  1. Estava precisando muito dessas dicas naturais, parabéns pelo post!! ´Temos muito desses alimentos em casa e nem sabemos a importância!

    As aventuras de uma recém-casada em outro país.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato, quando eu fiz o post pensei em criar algo desse gênero, que nos ajude a melhorar a alimentação e de quebra ajude a melhorar os cabelos.
      Obrigado! *----*
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  2. Caramba! Quanta coisa boa!!! Eu já fiz o teste, passei a ingerir vitaminas em grandes quantidades, durante duas semanas sem parar, nossa, que resultado! Cabelos, unhas, e pele perfeitos!!! Sem dúvida nenhuma faz toda a diferença!!! Eu vou me ultilizar dessas dicas infinitamente rsrs, aliás eu AMO essas coisas e posts relacionados a isso, acho que todos nós mulheres gostamos, mas além disso, o post ficou perfeito!!! Eu Ameiii!!!!
    www.belasblog.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. *------* Obrigado Tayná
      Eu sou fã de produtos naturais, então sempre procuro uma solução natural pros meus problemas capilares e uma boa alimentação ajuda a melhorar e muito a pele, e como você disse ajuda e muito.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  3. Parabéns, essas dicas são valiosas para quem não sabe da grande importância desses alimentos. Vou seguir essas dicas de cór, pois meu cabelo ultimamente vem caindo muito e eu estava precisando de dicas como estas que você nos passou! Obrigada pelas informações!
    Boa tarde
    Bjo
    www.aslembrancinhasdecasamento.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Laís, segue mesmo essas dicas, ajuda muito ao bom funcionamento do nosso organismo, se o seu cabelo esta caindo mais que o normal presta atenção nos produtos que você usa, alimentos, forma de pentear, hábitos no geral, mas se mesmo assim continuar procura um especialista.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  4. Amei as dicas, eu tenho o cabelo muuuito oleoso tenho que sempre ficar lavando ele, vou tentar usar essas dicas<3.
    Beijos.
    makeupdathai.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Usa sim Camila, ajuda muito, no meu caso não tenho cabelo oleoso, mas senti a diferença na quebra, afinal faço muita química nos fios.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  5. Já tinha lido umas destas dicas, AMO usar produtos naturais de vez de usar os JÁ prontos.
    Parabéns, bjo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os produtos naturais são muito bons, eu tenho preferencia a aos naturais e aquelas receitas que são passadas por geração sabe.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  6. Poxa Eliz esse foi um dos posts mais esclarecedores a respeito de alimentação e cabelos que eu já li. Parabésn, flor, acho que deu pra eu tirar boas lições de melhoria na minha alimentação e por consequência melhorar o aspecto de meu cabelo (que tá judiado que só)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom Adriana, fico muito feliz que o post foi esclarecedor. :)
      A boa alimentação é a chave pra um bom funcionamento do nosso organismo e ajuda a combater males.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  7. Nossa Eliz amei o post como aprendi hoje heim seu post foi completo com dicas maravilhosas vou coloca-las em praticas. A saúde va agradecer e os cabelos tb kkkkk

    bjokas

    Blog Pronta Pra Brilhar Make Up

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim com certeza Laine,a saúde agradece mesmo. Fiz o teste o ano passado e percebi a melhora nos fios, nas unhas e na pele, uma boa alimentação ajuda e muito a nos mantermos lindas.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  8. Nossa, quanta informação importante para nós. O que eu mais sofro nessa lista é do cabelo quebradiço, e é engraçado porque eu como praticamente tudo que é bom pra evitar isso, acho que preciso comer ainda mais kkk' To pensando que o problema dele é ser fraco, mas não me simpatizei com os alimentos que preciso comer pra poder fazer eles ficarem fortes kkk' Foram ótimas dicas, e bem esclarecedoras. Parabéns pelo seu post! Beijos s2

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é Maria, mas se mesmo com uma boa alimentação, cuidado, atenção aos hábitos os cabelos continuam fracos é bom procurar um especialista, Eu já tive muita queda de cabelo por conta do estresse, por mais que me alimentasse o meu cabelo caia e tive alguns problemas de pele também...
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  9. Amei o post, ótimas dicas e como você disse temos todos esses alimentos em casa mas nem sempre sabemos consumir eles corretamente. Mas agora nem da pra errar é seguir as dicas. Beijos flor.
    http://maranilizy.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso mesmo Liziane, são dicas de ouro.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  10. Que legal, que bom saber que uma alimentação correta e saudável é o melhor caminho para ter os cebelóns bem cuidados. O meu cabelo meu dá um trabalho danado é muito frágil e tem queda. Vou seguir as dicas. Grande Beijo.

    www.prioridadedemae.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma boa alimentação é o caminho pra evitar algumas doenças, é um ótimo caminho pra ter uma pele linda e cabelos fortes.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  11. Amei as dicas!

    A de cabelos oleosos vou seguir com certeza! Só o fígado que não sei se vai rolar!rs

    Bjinho
    Carol
    http://www.falandotudoeumpoucomais.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hahahahah mais menina figado é uma delícia, estou reduzindo a carne na minha vida, mas não sei se vivo sem o figado...
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  12. amei as dicas vou começar a
    me alimentar de acordo os meus estão quebrando

    Linda Noite
    beijokas da Nanda

    Sendo a mãe da Isa e da Gabi
    Google+Nanda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sei como é ver os fios se partindo, os meus ficaram assim, mas o meu caso foi devido a um corte químico que tive por fazer caca nos cabelos, rs
      mas segui sim, ajuda e muito com os nossos cabelos.
      Beijos e volte sempre!

      Excluir
  13. Oi Eliz, acredito que tenho uma alimentação minimamente saudável, na verdade acho bem saudável. Como frutas, verduras e legumes, como coisas integrais e as sementes oleoginosas todos os dias como recomendou a nutricionista. Mas não tem jeito e meu cabelo tá bem feinho. Acho que tenho que usar algum produto mesmo porque não faço nada no cabelo, só lavo com shampoo e condicionador... terrível! Mas, gostei das dicas.Parabéns pelo post. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Julini, a uns tempos eu conversei com uma amiga cabeleireira e ela me esclareceu que o nosso cabelo precisa de shampoo, creme de hidratação, condicionador. creme de pentear ou reparador de pontas e protetor protetor solar. Pra ajudar também aos fios a permanecerem saudáveis, tenta fazer dessa forma e vê se te ajuda a trazer a beleza aos teus fios.
      Beijos, volte sempre!

      Excluir